DIRETORA EXECUTIVA DO TECNOPARQ PRESIDE A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2022 DA REDE MINEIRA DE INOVAÇÃO

 

Aconteceu na última terça-feira (05) a primeira reunião do ano promovida pela Rede Mineira de Inovação (RMI), na sede do CIT Senai em Belo Horizonte. O objetivo principal do encontro é a integração e definição de estratégias de fomento do desenvolvimento tecnológico e empresarial de Minas Gerais. Foram convidados a participar diretores, gestores de incubadoras e parques tecnológicos, associados e parceiros da RMI.

Presidindo o encontro, a Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da RMI, Adriana Faria, abriu a reunião e posteriormente falou sobre ações que a RMI executou no ano de 2021 a fim de atualizar, discutir e contribuir com o planejamento de ações para 2022. Adriana também apresentou os resultados do InovaData-mg, uma plataforma de inteligência competitiva para integração, acompanhamento e avaliação dos ambientes de inovação, tecnologia e negócios do Estado de Minas Gerais. Os dados e as informações estão disponíveis na plataforma para acesso de empresários, gestores, pesquisadores, agências de fomento, governos e demais interessados nos ambientes empreendedores de base tecnológica de Minas Gerais.

As principais pautas da reunião foram o apoio ao empreendedorismo e à inovação tecnológica em Minas Gerais, com a participação de José Antônio Silvério, Coordenador de Inovação Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Também foram apresentadas questões sobre governança de ambientes de inovação e legislação municipal de ciência, tecnologia e inovação, essa última com destaque para a participação do vereador Daniel Cabral (PCdoB) que apresentou pontos importantes sobre políticas públicas voltadas ao fomento da inovação e criação de oportunidades para a comunidade do Município de Viçosa.

 

A RMI

Fundada em 4 de agosto de 1997, a RMI é uma associação, sem fins lucrativos, de Incubadoras, Parques Tecnológicos e outras organizações mineiras. É responsável por articular esforços e desenvolver ações direcionados para a obtenção e gerência de informações; captação e destinação de recursos; estruturação de programas, metodologias e mecanismos destinados à implementação, desenvolvimento e consolidação de Incubadoras, parques e de empreendimentos inovadores de Minas Gerais.

O objetivo principal da RMI é promover e buscar parcerias e outros tipos de apoio perante a empresas e organizações não governamentais (ONGs), brasileiras ou estrangeiras, bem como perante os governos federal, estadual ou municipal, de modo a cumprir os objetivos acima enumerados, buscando, inclusive, o estabelecimento de eventuais termos de parceria e representar os interesses dos Associados perante a instituições governamentais, ONGs, entidades apoiadoras e demais instituições cujo objetivo esteja alinhado com os objetivos da RMI.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

tecnoPARQ realiza café de boas-vindas para nova Coordenadora de Empresas de Base Tecnológica

Na manhã de sexta-feira, 1º de novembro, o tecnoPARQ promoveu um café da manhã especial para dar as boas-vindas à nova Coordenadora de Empresas de Base Tecnológica, Jaqueline Suzuki Sediyama....
4 novembro 2024

Adriana Faria apresenta desafios e potenciais da inovação em Minas Gerais no Papo de Inovação da FAPEMIG

Na mais recente edição do “Papo de Inovação” promovido pela FAPEMIG, Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e professora da UFV, trouxe à discussão...
1 novembro 2024

11ª Carreiras da UFV tem participação de representante do tecnoPARQ

Com o tema “Conexões Profissionais: Integrando Talentos e Oportunidades para o Sucesso”, a 11ª edição da Feira de Carreiras da UFV teve início na quarta-feira, 30 de outubro, oferecendo aos...
1 novembro 2024