Visita de Pesquisadores Holandeses ao tecnoPARQ Promove Possibilidades de Parcerias Internacionais

Ontem, 30 de outubro, o tecnoPARQ recebeu uma comitiva de pesquisadores holandeses ligados ao Projeto Living Lab Biobased Brazil, em uma visita organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV. A comitiva contou com a presença de Jacomine Ravensbergen, Vice-Presidente da Avans University of Applied Sciences (Avans UAS), Ralph Simons, Diretor do Centro de Expertise em Materiais e Transição Energética, e Jappe de Best, do grupo de pesquisa em Recursos Biobased e Energia na Avans UAS, além de Marianna Ansiliero de Oliveira Coelho, pesquisadora de materiais de construção de base biológica  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Representando a DRI da UFV e conduzindo a visita, esteve presente o Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio.

A UFV é membro da associação Living Lab Biobased Brazil desde sua fundação. A iniciativa visa promover a internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil e na Holanda, concentrando-se no estado de Minas Gerais e em universidades de ciências aplicadas na Holanda. Entre as atividades promovidas pelo Living Lab, destaca-se o intercâmbio de estudantes para estudos, pesquisa e estágios em ambas as nações. Informações sobre as experiências de estudantes brasileiros e holandeses dentro deste programa podem ser encontradas no blog oficial: Living Lab Biobased Brazil.

A visita ao tecnoPARQ incluiu uma apresentação institucional conduzida por Angélica Patarroyo e Isabela Vidon, Agente e Assessora de Internacionalização, respectivamente. Em seguida, os visitantes assistiram a um pitch em inglês da startup Recombine Biotech, Empresa Residente do tecnoPARQ, que apresentou suas inovações no setor de biotecnologia. O grupo também conheceu o projeto Viçosa Smart e o Agro Maker Lab, finalizando com um tour completo pelo parque.

Os pesquisadores demonstraram grande interesse nas iniciativas de impacto social e nas estruturas do tecnoPARQ, manifestando entusiasmo em desenvolver possibilidades de intercâmbio para estudantes holandeses nas empresas incubadas e residentes do parque. Este tipo de colaboração fortalece as oportunidades de parceria e inovação entre o Brasil e a Holanda.

A visita dos pesquisadores do Projeto Living Lab destaca o compromisso do tecnoPARQ em fomentar a internacionalização e o intercâmbio de conhecimento, fortalecendo o ecossistema de inovação local e internacional em cooperação com instituições de ponta.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Adriana Faria apresenta desafios e potenciais da inovação em Minas Gerais no Papo de Inovação da FAPEMIG

Na mais recente edição do “Papo de Inovação” promovido pela FAPEMIG, Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e professora da UFV, trouxe à discussão...
1 novembro 2024

Outubro Rosa: Microbiota Brasil recebe palestra inspiradora sobre a prevenção ao Câncer de Mama

Na manhã desta quinta-feira, dia 31 de outubro, a Microbiota Brasil, empresa incubada do tecnoPARQ da UFV, recebeu uma palestra especial da Fernanda Pires, idealizadora do Projeto Ame-se, em referência...
31 outubro 2024

Professora Adriana Faria Representa o tecnoPARQ e a Anprotec no Webinar “Mês da Inovação: Inovação para um Brasil Mais Justo, Desenvolvido e Sustentável”

Em celebração ao Dia Nacional da Inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu no dia 29 de outubro o webinar “Mês da Inovação: Inovação para um Brasil...
31 outubro 2024