Ontem, 30 de outubro, o tecnoPARQ recebeu uma comitiva de pesquisadores holandeses ligados ao Projeto Living Lab Biobased Brazil, em uma visita organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV. A comitiva contou com a presença de Jacomine Ravensbergen, Vice-Presidente da Avans University of Applied Sciences (Avans UAS), Ralph Simons, Diretor do Centro de Expertise em Materiais e Transição Energética, e Jappe de Best, do grupo de pesquisa em Recursos Biobased e Energia na Avans UAS, além de Marianna Ansiliero de Oliveira Coelho, pesquisadora de materiais de construção de base biológica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Representando a DRI da UFV e conduzindo a visita, esteve presente o Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio.
A UFV é membro da associação Living Lab Biobased Brazil desde sua fundação. A iniciativa visa promover a internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil e na Holanda, concentrando-se no estado de Minas Gerais e em universidades de ciências aplicadas na Holanda. Entre as atividades promovidas pelo Living Lab, destaca-se o intercâmbio de estudantes para estudos, pesquisa e estágios em ambas as nações. Informações sobre as experiências de estudantes brasileiros e holandeses dentro deste programa podem ser encontradas no blog oficial: Living Lab Biobased Brazil.
A visita ao tecnoPARQ incluiu uma apresentação institucional conduzida por Angélica Patarroyo e Isabela Vidon, Agente e Assessora de Internacionalização, respectivamente. Em seguida, os visitantes assistiram a um pitch em inglês da startup Recombine Biotech, Empresa Residente do tecnoPARQ, que apresentou suas inovações no setor de biotecnologia. O grupo também conheceu o projeto Viçosa Smart e o Agro Maker Lab, finalizando com um tour completo pelo parque.
Os pesquisadores demonstraram grande interesse nas iniciativas de impacto social e nas estruturas do tecnoPARQ, manifestando entusiasmo em desenvolver possibilidades de intercâmbio para estudantes holandeses nas empresas incubadas e residentes do parque. Este tipo de colaboração fortalece as oportunidades de parceria e inovação entre o Brasil e a Holanda.
A visita dos pesquisadores do Projeto Living Lab destaca o compromisso do tecnoPARQ em fomentar a internacionalização e o intercâmbio de conhecimento, fortalecendo o ecossistema de inovação local e internacional em cooperação com instituições de ponta.