Universidade Federal de Viçosa (UFV) Recebe Prêmio de Destaque no Projeto Vuei do Governo de Minas

Hoje, durante o Demoday de encerramento da 2ª edição do Projeto Vuei e da 7ª rodada do Seed MG, realizado em Belo Horizonte, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi agraciada com o título de Instituição de Ensino Superior com maior Evolução em Nível de Maturidade no Projeto Vuei.

O tecnoPARQ, representado por sua coordenadora, Jucélia Lopes, esteve presente como um dos polos avançados do Seed nesta edição. O Parque Tecno9lógico de Viçosa recebeu, ao todo, 17 startups. Durante as atividades presenciais realizadas no tecnoPARQ, os empresários participaram de diversas atividades que proporcionaram muito conhecimento, interação, networking e possibilidades de negócios.

O Vuei, Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, tem como propósito fundamental fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. 

Sob a coordenação, no âmbito da UFV, do professor Alan do Departamento de Administração da UFV e Oreintador da Liga de Empreendedorismo da UFV- LEV, e da professora Adriana Ferreira de Faria, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP) e Diretora Executiva do tecnoPARQ UFV, o Vuei tem se destacado por despertar o protagonismo, autonomia e proatividade dos alunos da graduação e pós-graduação, estimulando a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia.

A premiação da UFV foi fruto de um diagnóstico da evolução da maturidade durante a vigência do projeto, avaliando pilares como Estrutura, Conexão com o setor público, Conexão com o mercado, Ambiente favorável, Cultura Empreendedora e Pesquisa. Os dados para esse diagnóstico foram coletados em duas etapas: uma no início do projeto e outra no final, revelando notáveis evoluções em todos os eixos de maturidade, com grandes avanços em todos os pilares.

Essa conquista reflete o compromisso da UFV e do tecnoPARQ em promover o empreendedorismo e a inovação em Minas Gerais. Além do Vuei e do Seed, diversas outras iniciativas têm sido fundamentais nesse processo. 

Este reconhecimento é um marco para a UFV e para o estado de Minas Gerais, celebrando os resultados de políticas públicas de apoio à inovação. 

 

Sobre o projeto VUEI na UFV

O VUEI tem como um de seus objetivos fundamentais capacitar potenciais empreendedores. Nesse sentido, o Laboratório de Ideação representa uma oportunidade única para aqueles que buscam desenvolver soluções para oportunidades identificadas no mercado ou para resolver problemas existentes. Também é uma plataforma valiosa para aqueles que já possuem uma solução e desejam refiná-la e adaptá-la. Em 2023, o Laboratório de Ideação impulsionou o desenvolvimento de 14 projetos em fase inicial de concepção, demonstrando seu papel vital no estímulo ao empreendedorismo e à inovação.

O Seminário INOVAR 2023 em Viçosa atraiu um público recorde de 700 participantes e ofereceu uma programação diversificada, com workshops, palestras e painéis sobre empreendedorismo e inovação. Destaque para a interação entre universidade e empresas na criação de startups, além do incentivo à comunidade local para impulsionar a inovação. O evento promoveu também um Concurso de Ideias e momentos de networking, encerrando com um happy hour animado pela banda Social do Samba. O INOVAR busca incentivar o espírito empreendedor e a inovação na região, já impactando mais de 15.000 pessoas ao longo de suas edições.

Já as Olimpíadas de Empreendedorismo UFV marcaram um momento significativo na implementação do VUEI (Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação). Realizada pela Liga de Empreendedorismo da UFV – LEV e pelo tecnoPARQ em 2023, o evento atraiu cerca de 330 estudantes do Ensino Médio, divididos em 83 equipes. Essa iniciativa visou promover a educação empreendedora em Viçosa, oferecendo oportunidades para jovens de todas as escolas locais. Após receberem capacitação em modelagem de negócios e apresentação de pitch, as equipes competiram na grande final. Os destaques foram premiados, incluindo as melhores ideias de negócio das redes pública e privada, projetos com impacto socioambiental, além do reconhecimento aos professores e escolas mais empreendedoras.

O Startup Day foi um concurso que proporcionou aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de apresentarem suas ideias de negócio, startups ou projetos em estágio inicial de desenvolvimento. Este evento também contou com da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE). Desde sua fundação, a Liga de Empreendedorismo de Viçosa (LEV) contou com o apoio do tecnoPARQ em seus programas e eventos. Na última  edição do Startup Day, esse apoio se manifestou em três formas distintas: avaliações, mentorias e patrocínio. A equipe da Incubadora do tecnoPARQ colaborou com as equipes participantes para estruturarem suas ideias visando a apresentação final. Este trabalho foi conduzido pelos Assessores Ana Cássia Santos, Andressa Battisti, Camila Nunes e Mateus Amorim. Além disso, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugar receberam uma inscrição gratuita no programa de Pré-Incubação. Das 26 inscrições recebidas, apenas seis foram selecionadas para se apresentarem no evento, sendo avaliadas por figuras influentes no ecossistema empreendedor brasileiro. Entre os avaliadores confirmados, destacaram-se Jucélia Lopes, Coordenadora do tecnoPARQ, e Francylara Castro, Coordenadora da Incubadora do tecnoPARQ, que estiveram envolvidas em todas as etapas de avaliação.

Por fim, o UAI Summit reuniu mais de 1400 participantes em Viçosa para discutir transformação digital e inovação tecnológica. Organizado pelo Grupo CSC, com apoio do Viçosatec, Liga de Empreendedorismo da UFV e tecnoPARQ, o evento contou com palestras e painéis sobre temas relevantes, além da participação de importantes figuras do ecossistema de inovação local. Destaque para a presença da Diretora Executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, que abordou o papel da UFV e do Parque Tecnológico de Viçosa no desenvolvimento da região. A equipe do tecnoPARQ desempenhou um papel fundamental na organização do evento, garantindo o sucesso da iniciativa.

 

Sobre o Ecossistema Mineiro de Inovação

Minas Gerais se destaca como um ambiente propício para o crescimento das startups, ocupando o terceiro lugar nacional em concentração dessas empresas, de acordo com dados da Abstartups. O estado tem visto um aumento significativo no número de startups, passando de 365 em 2015 para cerca de 1.250 em 2022, um crescimento de 242%, conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede). O tecnoPARQ desempenha um papel fundamental nesse cenário, promovendo a cultura da inovação e facilitando a transferência de conhecimento entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. Programas de incentivo, como o Seed e o Tecpop Minas, impulsionam ainda mais o setor, enquanto iniciativas como o Vuei e o Hub MG fortalecem a interação entre mercado e academia, estimulando a criação de projetos e negócios inovadores. Essas ações não apenas promovem o desenvolvimento econômico regional, mas também contribuem para a captação e retenção de talentos qualificados em Minas Gerais.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

tecnoPARQ participa do Workshop de Planejamento do ViçosaTec e reforça seu papel no desenvolvimento econômico e social de Viçosa

Na última quinta-feira (21), o ViçosaTec promoveu o Workshop de Planejamento, reunindo atores estratégicos do ecossistema de inovação de Viçosa, com o objetivo de alinhar propósitos e definir ações para...
21 fevereiro 2025

Comitiva da Università di Torino (Itália) visita UFV e conhece o tecnoPARQ para fortalecer parcerias em pesquisa e inovação

Na última quinta-feira (20), a UFV recebeu uma comitiva da Università di Torino (UniTo), da Itália, com o objetivo de prospectar novas oportunidades de cooperação acadêmica e científica. A visita...
21 fevereiro 2025

Secretaria de Desenvolvimento de Leopoldina visita tecnoPARQ para inspirar criação de ecossistema de inovação regional

Na última semana, o tecnoPARQ recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento de Leopoldina, município localizado no Estado de Minas Gerais. A equipe foi liderada por Sérgio...
14 fevereiro 2025