O Startup Day é um concurso de ideias para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem seus projetos, startups ou ideias de negócio em fase inicial de desenvolvimento. O evento também tem apoio do programa VUEI – Vivências Universitárias em Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE).12
Desde sua criação, a Liga de Empreendedorismo de Viçosa (LEV) conta com o apoio do tecnoPARQ em seus programas e eventos. Nesta edição do Startup Day, esse suporte está acontecendo de três formas: avaliações, mentorias e patrocínio.
A Incubadora do do tecnoPARQ está auxiliando as equipes inscritas a estruturarem suas ideias para a apresentação final, trabalho realizado através da figura da Ana Cássia Santos, Assessora de Pré-Incubação, da Andressa Battisti, Assessora de Qualidade, da Camila Nunes, Assessora de Sensibilização, e do Mateus Amorim, Assessor de Incubação. Além disso, as equipes colocadas em primeiro e segundo lugar ganharão uma inscrição gratuita para o programa de Pré-Incubação.
Para o Alan Ferreira de Freitas, professor do Departamento de Administração (DAD/UFV) e coordenador da liga de Empreendedorismo, “o Starup Day UFV 2021 já é um dos maiores concursos de ideias de negócios da história da UFV, envolvendo diretamente dezenas de estudantes de graduação, professores, mentores e empresas apoiadoras. Para que todo processo ocorra de maneira positiva e impactante, o apoio do tecnoPARQ é fundamental. Como um grande player do ecossistema de inovação local, o tecnoPARQ possui um importante know how, um time qualificado e uma rede que está contribuindo de forma significativa com a realização do Startup Day. ”
Foram recebidas 26 inscrições e, após triagens iniciais, apenas seis se apresentarão no evento avaliadas por nomes influentes do ecossistema empreendedor brasileiro. Dentre os nomes confirmados estão o da Jucélia Lopes, Coordenadora do tecnoPARQ, e o da Francylara Castro, Coordenadora da Incubadora do tecnoPARQ, inseridas em todas as etapas de avaliação.
O professor Alan ressalta ainda que “a Liga de Empreendedorismo e o tecnoPARQ estão em grande sintonia na realização do evento e no desenvolvimento do processo de suporte e incentivo a estudantes e demais interessados que queiram tirar suas ideias do papel. O tecnoPARQ tem um papel crucial no pós Startup Day, pois espera-se que os participantes do Startup Day continuem o processo de criação de suas startups aproveitando os programas oferecidos pela Incubadora”.
Para acompanhar, o evento será transmitido pelo canal da LEV no YouTube, nesta quinta-feira (13), às 18h30. Na ocasião, ainda haverá uma palestra do investidor Rodrigo Miranda, fundador e CEO da Zaitt, a primeira rede de smart stores da América Latina.
E se você, participante do Startup Day, quer dar continuidade a seu projeto ou quer desenvolver alguma ideia de negócios, temos a oportunidade certa para você: o Laboratório de Ideação!! Ele é um programa gratuito, que acontecerá nas férias e trará muito conteúdo de qualidade. Se interessou? Para maiores informações e para realizar sua inscrição, acesse: conteudocentev.ufv.br/laboratorio-de-ideacao