UFV, tecnoPARQ e Prefeitura Municipal de Viçosa reafirmam compromisso em prol da inovação e do desenvolvimento da cidade

Na tarde de  terça-feira, 19 de setembro, atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Viçosa se reuniram na reitoria da Universidade Federal de Viçosa – UFV, para assinatura do termo de compromisso e cooperação entre a UFV representada pelo Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ e a Prefeitura Municipal de Viçosa.

Participaram desse encontro o Reitor da UFV, prof. Demetrius David da Silva, a Vice- Reitora da UFV e presidente do Conselho de Administração do CenTev – CAC, a profa. Rejane Nascentes; a Diretora Executiva do tecnoPARQ, profa. Adriana Ferreira de Faria; o Prefeito Municipal de Viçosa, Raimundo Nonato; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Rita Rodrigues; as coordenadoras do tecnoPARQ e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Jucélia Maria Lopes Maia Roberto e Francylara Miranda Castro, respectivamente; além de Desanilde, Igor Tupi, professores da UFV; Murici, da empresa residente EcoSoluções e Patrícia, do Sebrae, membros do CAC e do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica.

O Acordo assinado refere-se à Lei Municipal de Inovação, LEI Nº 2204/2011, que em seu texto prevê o repasse de recurso da Prefeitura de Viçosa ao tenoPARQ. Tanto a Lei de Inovação, quanto o Acordo de parceria, reforçam o papel do Parque Tecnológico como importante agente de política pública para a geração de emprego e renda de qualidade na esfera municipal, para além das estadual e federal. O tecnoPARQ cumpre esse papel de agente de desenvolvimento não só através da criação, atração e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, como também pelas ações do tecnoPARQ Social que auxiliam no combate aos problemas sociais do município e promovem o exercício da cidadania.

Para a professora Adriana, bem como para a professora Rejane, a assinatura do documento é mais um marco para a parceria entre o poder público municipal, a Universidade e o tecnoPARQ, que se perdura a vários anos e que é essencial para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de Viçosa e toda a região. 

A celebração do Acordo de Parceria entre as instituições reforça o entendimento que a cooperação entre essas e o diálogo entre todos os atores do ecossistema de inovação de Viçosa, sua comunidade empresarial de forma mais abrangente, são fundamentais para o enfrentamento dos desafios enfrentados pela cidade e sua população, além de fundamental para a garantia de um desenvolvimento sustentável, conforme concordam o prefeito, Raimundo, e a secretária, Rita.

O Reitor, Demetrius, aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito pelo apoio do municipio às atividades da Universidade, assim como a UFV colabora para as ações da prefeitura por meio de uma parceria que, para além de trazer ganhos à ambas instituições, beneficia toda a comunidade viçosense. O professor, expressou ainda seu agradecimento especial a secretária Rita pela sua sensibilização e empenho às questões de desenvolvimento econômico e tecnológico reforçando ainda mais o vínculo entre a prefeitura, a UFV e o tecnoPARQ.

 

Sobre o acordo de parceria assinado

O Acordo de parceria para projeto de extensão entre UFV, por meio do tecnoPARQ, e a Prefeitura Municipal de Viçosa tem por objetivo a cooperação técnica e científica para a execução do projeto intitulado “APOIO E A CONSOLIDAÇÃO DAS ATIVIDADES DO TECNOPARQ/UFV, PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE VIÇOSA E REGIÃO.”

Com a assinatura do acordo a UFV, e o tecnoPARQ, objetiva promover atividades para a consolidação do tecnoPARQ, como vetor de desenvolvimento social e econômico de Viçosa e Região por meio de seus Programas de Aceleração, Incubação, Residência e Internacionalização; atrair startups e empresas nacionais e internacionais para o ambiente do tecnoPARQ, a fim de gerar emprego e renda de qualidade;  ampliar as ações do Programa tecnoPARQ Social, a fim promover a inclusão social, por meio de atividades educacionais, esportivas e culturais; estabelecer novos investimentos e parcerias estratégicas; aumentar a competitividade das empresas vinculadas e gerar novos produtos, empregos e renda de qualidade, contribuindo, de forma decisiva, para a inovação e o desenvolvimento econômico e social; aperfeiçoar a infraestrutura científica e tecnológica do tecnoPARQ de uso compartilhado com as empresas, para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos e manter as atividades do Laboratório de Bioquímica e Microbiologia Molecular do tecnoPARQ. Além de estabelecer novos acordos de cooperação científica, tecnológica e de inovação e consolidar o Laboratório Maker do tecnoPARQ.

O acordo é fundamental para a consecução dos objetivos acima uma vez que, por meio desse, a Prefeitura Municipal de Viçosa assume o compromisso de transferir os recursos financeiros acordados, segundo o Cronograma de Desembolso constante no Plano de Trabalho, por meio do aporte de recursos financeiros de sua responsabilidade; colaborar, nos termos do plano de trabalho, para que o Acordo alcance os objetivos nele descritos; apoiar institucionalmente as atividades desenvolvidas no âmbito desse Acordo para que o seu objeto seja plenamente cumprido.

O Acordo de Projeto de Extensão tem vigência de 12 meses e poderá ser prorrogado.

Os impactos do Parque Tecnológico no desenvolvimento de Viçosa

O tecnoPARQ conta com mais de 600 startups apoiadas44 empresas juniores58 empresas graduadas e 29 empresas residentes que faturaram mais de R$45 milhões e contribuíram para a geração de mais 500 empregos diretos. Soma se a isso mais de 11 mil pessoas impactadas por palestras e outras ações em prol da educação empreendedora e da importância da inovação tecnológica.

Apenas em 2022 foram promovidas 472 horas de qualificação, mais de 371 horas de assessorias e consultorias, além de mais de 90 horas em mentorias que ajudaram a qualificara mais de 100 empreendedores. Soma-se a isso mais de 1304 projetos de empresas juniores apoiadas.

O tecnoPARQ Social é o braço do Parque Tecnológico de Viçosa que desenvolve ações educacionais, culturais, atividades esportivas e de qualificação profissional voltadas à comunidade viçosense. Através dele, e de parceiros como a Prefeitura de Viçosa, são oferecidas diversas atividades: de cursos e treinamentos de aperfeiçoamento e qualificação profissional a atividades de lazer e esportiva, aulas de natação e hidroginástica.

Através do exercício da cidadania, as atividades promovidas pelo tecnoPARQ Social, auxiliam no combate aos problemas sociais do município; interagem com a comunidade; identificam prioridades de apoio e novas formas de atuação; organizam e mobilizam recursos humanos engajados em ações sociais; formam parcerias de promoção social; apoiam a criação de novas entidades; e captam recursos que permitem o pleno funcionamento de seus projetos. Nos anos de 2019 a 2023, o tecnoPARQ Social conseguiu impactar cerca de 2.827 pessoas. Já no ano de 2023, até o mês de maio já foram impactadas 354 pessoas.

Os cursos e qualificações são oferecidos tanto pelo tecnoPARQ quanto em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Viçosa, SENAC e SENAR.

Sobre a Lei Municipal de inovação de Viçosa

A LEI Nº 2204/2011 dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Apoio a Inovação Tecnológica, as medidas de incentivo a inovação tecnológica e a consolidação dos ambientes de apoio inovação tecnológica na cidade de Viçosa. Já a  Altera a Lei Nº 2254/2012, altera a Lei nº 2.204/2011, que cria o Programa Municipal de Apoio a Inovação Tecnológica, as medidas de incentivo a inovação tecnológica e a consolidação dos ambientes de apoio à inovação tecnológica no Município de Viçosa e dá outras providências.

O diferimento fiscal é um incentivo para as startups que enfrentam dificuldades financeiras, principalmente no estágio inicial do negócio. Por meio do benefício, a empresa pode utilizar seus recursos financeiros de forma mais assertiva, investindo em pesquisa e inovação.  A medida tem como objetivo incentivar e fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica no município, por meio de facilidades tributárias, como isenção de taxas, redução de alíquotas e adiamento, por um período determinado, do pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Aos interessados em participar do Programa Municipal de Apoio à Inovação Tecnológica (PMAIT) devem acessar o formulário digital no site, preencher as informações e encaminhar para o e-mail cmit.vicosamg@gmail.com, junto com a documentação exigida.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024