UFV E PARCEIROS POLONESES CONCLUEM EVENTO DE DIVULGAÇÃO DO BRASILESIA, WEBINAR QUE FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONALIZAÇÃO DO TECNOPARQ

 

O webinar de divulgação das diretrizes do programa de aceleração cruzada “BraSilesia” foi realizado na manhã desta quinta (09) pelo tecnoPARQ em parceria de empreendimentos brasileiros com diversas instituições polonesas. O evento foi feito de forma online, com falas de empreendedores de ambos os países. A parceria tem o objetivo de fomentar a importância de projetos de grande impacto que sejam sustentáveis, visando mudanças positivas de alcance internacional.

O “BraSilesia” é o Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia, e teve como temática principal as “Novas tecnologias na agricultura e na indústria”, com foco em sustentabilidade no ecossistema de empreendedorismo e inovação. A principal parceira do tecnoPARQ na construção do projeto é a Katowice Special Economic Zone (KSSE), líder entre as zonas econômicas especiais da Polônia.

Além disso, o programa também tem o objetivo de acelerar o crescimento de startups brasileiras e polonesas usando uma metodologia de ferramentas, mentorias e consultorias para auxiliar novos empreendedores que buscam a internacionalização de seus negócios. O BraSilesia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil.

A professora da UFV, Presidente da Rede Mineira de Inovação e Diretora do tecnoPARQ Adriana Faria foi responsável pela abertura do evento. Sua fala inicial cumprimentava os representantes que participavam do evento, e ressaltou a importância do Brasilesia como facilitador na internacionalização de empreendedorismos tanto brasileiros como poloneses, contribuindo para a construção de um mundo mais sustentável e inclusivo, além de promover novos projetos, novos produtos e oportunidades nesse ecossistema. Adriana também comentou sobre as etapas do projeto, destacando que o webinar desta quinta (9) é apenas a primeira delas.

Outra fala de destaque no webinar foi a do Augusto Thiago, Coordenador de Sustentabilidade da Klabin, na qual ele ressaltou a responsabilidade que as grandes organizações possuem frente aos desafios socioambientais da atualidade, e como a sociedade pode se beneficiar com a preservação do meio ambiente. Em geral, Augusto pontuou que devem ser promovidas ações de reversão dos danos à biodiversidade e como isso contribui para uma economia sustentável. A Klabin possui uma gama diversa de ações, mas para se encaixar na temática do webinar, apenas a questão da conservação da biodiversidade foi enfatizada.

Também fizeram parte do evento Bartolomiej Kozek, chefe do Green Transition Departament na UNEP/GRID-Warsaw Centre, Artur Rzepka e Elzbieta Guzikowska representando a Tauron Wytwarzanie S.A, além de diversas startups do Brasil e da Polônia. Ao final, o evento foi encerrado com falas de especialistas sobre a modalidade de investimentos Venture Capital, focada em startups.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024