tecnoPARQ recebe startups do Seed para a segunda rodada de atividades presenciais

A Diretora Executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, recebeu os empresários para um bate-papo sobre inovação tecnológica e empreendedorismo.

Nos dias 17 e 18 de agosto, quinta e sexta-feira respectivamente, o tecnoPARQ recebeu as startups do Seed, um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais, para a segunda rodada de atividades presenciais. Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado de Minas Gerais, mantida unicamente com recursos públicos que busca  potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local, nacional e mundial.

Os empresários do programa participaram de diversas atividades que proporciaram muito conhecimento, interação, networking e possibilidades de negócios. Dentre as atividades os participantes dos Seed assistiram a palestra de Pedro Caetano, que abordou a trajetória de sucesso do @lespa_vicosa, canal do Instagram com mais de 58 mil seguidores da cidade de Viçosa. Além disso, puderam participar de um bate-papo com a Diretora Executiva do tecnoPARQ, a profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria,  e com alguns empresários vinculados ao tecnoPARQ no Coffe Talk,  evento que ocorre frequentemente para interação e trocas de experiências entre as empresas do Parque tecnológico de Viçosa.

Conheça as startups do Seed/tecnoPARQ

1- Piagam
2- ToGov
3- TerraQ
4- LiaMarinha
5- Rotulus
6- Smartis
7- Startup de desenvolvimento de bebidas com tecnologia e alto padrão de qualidade e prestação de serviços sob demanda
8- A Épsilon Automação
9- UPDATE
10- SocialED
11- Moov
12- BioEdTech
13- Sharenergy
14- Hirashima Tecnologia e Inovação Ltda.
15- Laila Health
Sobre o O Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development 

 

O Seed foi um dos primeiros programas de aceleração de startups do Brasil e hoje é o maior programa de inovação aberta para o setor público do país. Nesta edição, o projeto apoia quase metade do número de startups que já foram assistidas pelo Seed nos últimos dez anos, o que representa 45% do número total. Além disso, esta é a primeira vez que o Governo de Minas leva o Seed MG para o interior, contemplando todas as regiões do estado. Essa novidade vai possibilitar que empreendedores de todas as partes de Minas possam apresentar seus projetos e receber incentivos importantes para a inovação.

Os participantes do programa de aceleração passam por seis meses de atividades intensas, que incluem mentorias personalizadas, eventos e difusão, entre outras, que contribuem para fortalecer suas características empreendedoras e seus projetos. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, o Seed é parte do Acelera Minas, uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que busca impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.

Assim como na edição anterior, a ação prioriza projetos de soluções tecnológicas voltadas para mitigar desafios de órgãos públicos estaduais e estabelece uma relação de benefícios mútuos, pois permite que startups tenham acesso a recursos públicos, ao mesmo tempo que impulsiona a eficiência estatal e reduz a burocracia governamental.

O programa de aceleração também traz melhorias significativas, como o aumento no número de vagas para startups, que passou de 59 para 110 empresas. Além disso, há um aumento no número de desafios públicos e um incremento no valor do apoio financeiro, que agora será de R$100 mil, em comparação aos R$80 mil oferecidos na Edição Especial. Essas mudanças visam impulsionar ainda mais o potencial empreendedor e promover um ambiente propício para o crescimento e o sucesso das empresas participantes.

 

Sobre o tecnoPARQ

Somos a agência de Inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Promovemos o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, a inovação, a transferência tecnológica, o empreendedorismo e o desenvolvimento social. Nós apoiamos a criação de empresas e o desenvolvimento das empresas de base tecnológica.

O Parque é um ambiente de inovação, mantido pela UFV, criado para promover o desenvolvimento regional. Atualmente, o parque apoia mais de 80 empresas de base tecnológica de Viçosa e região, outros Estados e países.

As empresas que são vinculadas a ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos têm uma taxa de sobrevivência muito maior que a média. São empresas deep tech, que enfrentam muitos desafios, mas nascem muito mais forte e têm lastro na ciência, tecnologia e inovação.

Se você tem um negócio de base tecnológica e quer conhecer um pouco melhor nossos serviços, programas e infraestrutura, entre em contato para conversarmos e avaliarmos como podemos ajudar a sua empresa. Siga-nos em nossas redes sociais ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 3612 1291.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024