O Forest Insight é uma chamada de inovação aberta com os 20 principais players do setor florestal brasileiro! Juntos, eles propuseram 30 desafios lançados para todo o Brasiil, com o intuito de selecionar as melhores soluções para o programa de aceleração. Esses desafios são pertinentes a oito áreas do setor, sendo elas:
- Carbonização;
- Viveiros;
- Mecanização;
- Geotecnologias e tecnologias;
- Inventário e modelagem;
- Sustentabilidade;
- Colheita, transporte, estrada e logística.
- Silvicultura e proteção florestal.
Este programa trata-se de uma iniciativa do SIF Startup Connection, da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), em parceria com o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo da aceleração é conhecer soluções inovadoras capazes de reduzir ou até sanar os grandes desafios das empresas florestais do Brasil.
Nesta edição, o Forest Insight recebeu a inscrição de mais de 60 startups, sendo que apenas 19 delas tiveram a oportunidade de desenvolver as suas soluções com mentorias e treinamentos específicos voltados para o desenvolvimento de protótipos e para a definição do modelo de negócios. As startups que avançarem apresentarão um pitch para os maiores tomadores de decisão do setor florestal brasileiro, que podem financiar o desenvolvimento em escala da tecnologia.
O tecnoPARQ proporcionou aos participantes do programa de aceleração a oportunidade de aperfeiçoar seus projetos, através do apoio de 10 especialistas em gestão, inovação e empreendedorismo. Os profissionais deram workshops, realizaram assessorias e forneceram um plantão de dúvidas a fim de prestar todo o suporte necessário para o desenvolvimento das startups que apresentarão seus projetos para as empresas consorciadas.
A semana de imersão aconteceu entre 19 a 23 de julho e somou mais de 11 horas de atividades diversas que ainda incluíram a apresentação de cases das empresas Prodfy e Volutech.
Esta foi uma oportunidade de ouro para startups atuantes no setor florestal, porém não é a única do tecnoPARQ voltada para este setor. Além de apoiar o Forest Insight, também oferecemos o tecnoPARQ Acelera, programa de pré-aceleração de novos negócios de base tecnológica a partir do desenvolvimento de tecnologias que solucionem problemas reais do mercado que já foram mapeados pelo tecnoPARQ. Essas tecnologias que serão desenvolvidas são consideradas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro no setor do Agronegócio, Florestal e de Alimentos.
Se você tem alguma solução capaz de impactar algum desses setores, inscreva sua solução! Para isso, acesse: www-centev-ufv-br.rds.land/inscricoes-tecnoparq-acelera