PROJETO DE EMPRESA INCUBADA DO TECNOPARQ REVOLUCIONA A RELAÇÃO DA SOCIEDADE VIÇOSENSE COM OS CÃES E GATOS DE ESTIMAÇÃO

A ABC Cães e Gatos, empresa incubada do tecnoPARQ, realizou no fim do ano passado reuniões com representantes da Câmara Municipal e da Sovipa para dar início às atividades do Programa de Incentivo à Adoção Responsável e Conscientização Sobre o Comportamento Natural de Cães e Gatos. A equipe da ABC Cães e Gatos planejou a implementação do projeto com representantes da Câmara Municipal e da Sovipa. O encontro aconteceu em uma das salas de reunião que são oferecidas pelo tecnoPARQ aos empreendimentos parceiros.

Ana Carolina Provenzano, Zootecnista Especialista em Comportamento e Nutrição de Cães e Gatos e sócio fundadora da ABC Cães e Gatos, se encontrou com a representante da Prefeitura Municipal de Viçosa e ex-presidente da Sovipa Marly Coelho (PSC) e com a Presidente da Sovipa Celestina Moreira para decidirem sobre o início da execução do projeto. De acordo com Ana Carolina, na reunião foi tomada a decisão de aguardar uma definição do calendário de aulas da UFV para que o cronograma do projeto seja de acordo com o início das aulas.

Além do incentivo à adoção responsável e conscientização sobre o comportamento dos cães e gatos, o projeto também abordará questões como o manejo populacional de cães e gatos e o mapeamento comportamental de cães para adoção no Município de Viçosa. Todos esses projetos serão executados de forma interligada uns com os outros, a fim de criar uma cultura mais consciente e responsável em relação ao cuidado com esses pets.

Estão previstas como atividades a criação de um jornal mural que será exibido dentro dos ônibus municipais, aparições na programação de rádio além de ações extensionistas executadas em parceria com o Núcleo de Estudos em Nutrição e Etologia PET da UFV (NEPET), instituição coordenada por Ana Carolina.
O objetivo principal do projeto é fomentar um ambiente mais responsável de relação entre a sociedade viçosense entre cães e gatos de rua e os disponíveis para adoção. Nesse sentido, compartilhar informações sobre o comportamento desses animais poderá diminuir a taxa de abandono além de incentivar a prática da adoção temporária.

Ao ser perguntada sobre a importância de se conhecer o modo de se comportar desses animais, Ana Carolina responde que “quando nós damos informação e educação de qualidade sobre o comportamento dos cães, como eles se comunicam e vivem o dia a dia, nós passamos a entender suas reais necessidades, direcionando o conhecimento para cada raça diferente. Com isso, diminuímos a frustração que as pessoas tem ao adotar um pet cujo comportamento pode ser diferente daquilo que eles esperam”

 

Sobre a Cães e Gatos

A ABC Cães & Gatos é uma empresa voltada para a nutrição, comportamento e bem estar animal, que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem estar aos animais de companhia.

A empresa está no mercado desde 2018, trabalhando com consultas nutricionais e comportamentais para cães e gatos. O atual foco da empresa é entrar no mercado pet food, através de soluções saudáveis para pets. Para isso, estão desenvolvendo uma linha de produtos feitos com ingredientes naturais que proporcionam satisfação, não só para os cães e gatos, mas também para seus tutores, que ficam tranquilos sabendo que seu melhor amigo está comendo um alimento que não leva riscos à sua saúde.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024