Na manhã de hoje (07/02), aconteceu a Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para a gestão 2024/2025. O evento, marcado por um clima de entusiasmo e colaboração, reuniu representantes de cerca de 300 associados, incluindo incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.
Fundada em 1987, a Anprotec é reconhecida como líder no movimento de empreendedorismo inovador no Brasil, desempenhando um papel fundamental na promoção de atividades de qualificação, articulação de políticas públicas e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 250 incubadoras de empresas, 59 parques tecnológicos em operação e 28 em implantação e planejamento, abrigando mais de 15 mil empresas de base tecnológica.
Durante a cerimônia, foram destacadas as importantes parcerias da Anprotec com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação no país.
O evento também contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, incluindo o Sr. Francisco Saboya Albuquerque Neto, presidente da Anprotec nas gestões anteriores, e o Prof. Demetrius David da Silva, Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em sua fala, Demetrius destacou os desafios enfrentados por uma Universidade Federal ao investir na interação entre universidade/empresa e apoiar o movimento de empreendedorismo inovador de base tecnológica, ressaltando que essa é uma bandeira há muito erguida pela UFV e que tem sido trabalhada ao longo de muitos anos. Enfatizou o sucesso da UFV nesse aspecto, ao ser eleita pelo segundo ano consecutivo a universidade federal mais empreendedora do Brasil. Além disso, reforçou seu apoio, enquanto representante da UFV, à professora Adriana e à Anprotec, salientando a importância do respaldo de políticas de investimento por parte dos órgãos públicos para os ambientes de inovação, especialmente no que tange à manutenção de equipes e à retenção de talentos.
Em seu discurso, a nova diretoria reafirmou seu compromisso em impulsionar o empreendedorismo inovador no Brasil, promovendo o diálogo inclusivo e colaborativo entre os diferentes atores do ecossistema de inovação.
Sobre a nova gestão da Anprotec
A nova diretoria, eleita durante a 33ª Conferência Nacional Anprotec, apresenta a chapa “Anprotécnicos, RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade”, composta por profissionais com vasta experiência no campo do empreendedorismo inovador. Entre os membros da diretoria, destaca-se a presidente Adriana Ferreira de Faria, professora da Universidade federal de Viçosa – UFV e Diretora Executiva do tecnoPARQ, juntamente com outros líderes comprometidos com a promoção do desenvolvimento social e econômico por meio da inovação e do empreendedorismo. A Saber:
- Adriana Ferreira de Faria – Presidente
- Tony Chierighini – Vice-Presidente
- Artur Gibbon – Diretor de Ambientes de Inovação
- Romildo Dias Toledo Filho – Diretor de Relações Internacionais
- Deolinda Lucianne Ferreira Garcia – Diretora Técnica
- Maíra Nobre de Castro – Diretora de Redes e Associados
- Carlos Alberto Costa – Diretor de Administração e Finanças
- Marcelo Nunes da Silva – Diretor de Empresas
A composição dos órgãos de controle e consultoria da Anprotec para o biênio 2024/2025 foi oficialmente anunciada durante a cerimônia de posse da nova diretoria. O Conselho Fiscal, responsável por garantir a fiscalização das contas e a transparência das ações da Associação, agora conta com os seguintes membros:
- Silvio Bitencourt, representante da Unisinos;
- Marco Aurélio Crocco Afonso, do BHTEC;
- Lidiane Monteiro de Abreu, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti/GO);
- Sérgio Buani Filho, do Parque Tecnológico de São José dos Campos;
- Maria Lindalva Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Heraldo Ourem Ramos Neto, do Porto Digital.
Já o Conselho Consultivo, responsável por oferecer orientação estratégica à diretoria da Anprotec, agora conta com a participação de renomados especialistas e líderes do ecossistema de inovação brasileiro:
- Francisco Saboya;
- José Alberto Aranha;
- Jorge Luis Nicolas Audy;
- Francilene Procópio Garcia, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
- Verena Hitner Barros, Secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial;
- Denise Pires, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC);
- Paulo Alvin, Diretor do Cilla Tech Park de Guarapuava;
- Vitor Donaduzzi, Presidente do BioPark;
- Vitor Lippi, Deputado Federal.
A inclusão desses membros nos conselhos da Anprotec fortalece ainda mais a representatividade e a expertise da Associação, garantindo uma gestão ainda mais qualificada e alinhada com os desafios e oportunidades do setor de inovação no Brasil.
Ao final da cerimônia, a nova diretoria da Anprotec encerrou oficialmente a posse simbólica, desejando a todos um período frutífero e repleto de realizações em prol do desenvolvimento do país por meio da inovação e do empreendedorismo.
Fotos: Assessoria de Comunicação Anprotec