Profa. Adriana Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ Toma Posse como Presidente da Anprotec para o Biênio 2024/2025

Na manhã de hoje (07/02), aconteceu a Cerimônia de Posse da nova Diretoria da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para a gestão 2024/2025. O evento, marcado por um clima de entusiasmo e colaboração, reuniu representantes de cerca de 300 associados, incluindo incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.

Fundada em 1987, a Anprotec é reconhecida como líder no movimento de empreendedorismo inovador no Brasil, desempenhando um papel fundamental na promoção de atividades de qualificação, articulação de políticas públicas e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 250 incubadoras de empresas, 59 parques tecnológicos em operação e 28 em implantação e planejamento, abrigando mais de 15 mil empresas de base tecnológica.

Durante a cerimônia, foram destacadas as importantes parcerias da Anprotec com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação no país.

O evento também contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, incluindo o Sr. Francisco Saboya Albuquerque Neto, presidente da Anprotec nas gestões anteriores, e o Prof. Demetrius David da Silva, Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em sua fala, Demetrius destacou os desafios enfrentados por uma Universidade Federal ao investir na interação entre universidade/empresa e apoiar o movimento de empreendedorismo inovador de base tecnológica, ressaltando que essa é uma bandeira há muito erguida pela UFV e que tem sido trabalhada ao longo de muitos anos. Enfatizou o sucesso da UFV nesse aspecto, ao ser eleita pelo segundo ano consecutivo a universidade federal mais empreendedora do Brasil. Além disso, reforçou seu apoio, enquanto representante da UFV, à professora Adriana e à Anprotec, salientando a importância do respaldo de políticas de investimento por parte dos órgãos públicos para os ambientes de inovação, especialmente no que tange à manutenção de equipes e à retenção de talentos.

Em seu discurso, a nova diretoria reafirmou seu compromisso em impulsionar o empreendedorismo inovador no Brasil, promovendo o diálogo inclusivo e colaborativo entre os diferentes atores do ecossistema de inovação.

Sobre a nova gestão da Anprotec

 

A nova diretoria, eleita durante a 33ª Conferência Nacional Anprotec, apresenta a chapa “Anprotécnicos, RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade”, composta por profissionais com vasta experiência no campo do empreendedorismo inovador. Entre os membros da diretoria, destaca-se a presidente Adriana Ferreira de Faria professora da Universidade federal de Viçosa – UFV e Diretora Executiva do tecnoPARQ, juntamente com outros líderes comprometidos com a promoção do desenvolvimento social e econômico por meio da inovação e do empreendedorismo. A Saber:

  • Adriana Ferreira de Faria – Presidente
  • Tony Chierighini – Vice-Presidente
  • Artur Gibbon – Diretor de Ambientes de Inovação
  • Romildo Dias Toledo Filho – Diretor de Relações Internacionais
  • Deolinda Lucianne Ferreira Garcia – Diretora Técnica
  • Maíra Nobre de Castro – Diretora de Redes e Associados
  • Carlos Alberto Costa – Diretor de Administração e Finanças
  • Marcelo Nunes da Silva – Diretor de Empresas

A composição dos órgãos de controle e consultoria da Anprotec para o biênio 2024/2025 foi oficialmente anunciada durante a cerimônia de posse da nova diretoria. O Conselho Fiscal, responsável por garantir a fiscalização das contas e a transparência das ações da Associação, agora conta com os seguintes membros:

  • Silvio Bitencourt, representante da Unisinos;
  • Marco Aurélio Crocco Afonso, do BHTEC;
  • Lidiane Monteiro de Abreu, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti/GO);
  • Sérgio Buani Filho, do Parque Tecnológico de São José dos Campos;
  • Maria Lindalva Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Heraldo Ourem Ramos Neto, do Porto Digital.

Já o Conselho Consultivo, responsável por oferecer orientação estratégica à diretoria da Anprotec, agora conta com a participação de renomados especialistas e líderes do ecossistema de inovação brasileiro:

  • Francisco Saboya;
  • José Alberto Aranha;
  • Jorge Luis Nicolas Audy;
  • Francilene Procópio Garcia, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
  • Verena Hitner Barros, Secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial;
  • Denise Pires, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC);
  • Paulo Alvin, Diretor do Cilla Tech Park de Guarapuava;
  • Vitor Donaduzzi, Presidente do BioPark;
  • Vitor Lippi, Deputado Federal.

A inclusão desses membros nos conselhos da Anprotec fortalece ainda mais a representatividade e a expertise da Associação, garantindo uma gestão ainda mais qualificada e alinhada com os desafios e oportunidades do setor de inovação no Brasil.

Ao final da cerimônia, a nova diretoria da Anprotec encerrou oficialmente a posse simbólica, desejando a todos um período frutífero e repleto de realizações em prol do desenvolvimento do país por meio da inovação e do empreendedorismo.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação Anprotec

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024