INNOVATION LINK CONECTA PESQUISADOR RENOMADO DA UFV À EMPRESA OURO FINO AGROCIÊNCIA

 

O pesquisador Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Programa Innovation Link, fechou 5 (cinco) contratos com a Ouro Fino Agrociência. O primeiro contato do pesquisador com a empresa aconteceu após a participação da Ouro Fino em diversas edições do Innovation Day, escritório de ligação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa.

Os contratos assinados entre Tiago Mendes e a Ouro Fino, representam recursos da ordem de R$705.000,00 (setecentos e cinco mil reais) e os projetos já estão em pleno desenvolvimento desde dezembro do ano passado. A empresa reconheceu a potencialidade dos resultados iniciais e marcou uma visita à UFV com 15 membros para a segunda semana de abril.

Por meio das propostas de solução das dores de mercado apresentadas pelos pesquisadores participantes do Innovation Link, Tiago fez o primeiro contato com a empresa, o que possibilitou a negociação da parceria para o desenvolvimento de novas soluções para área de defensivos agrícolas.

O pesquisador desenvolve em suas pesquisas a aplicação de novos defensivos agrícolas. Segundo Tiago, “os fitopatógenos estão desenvolvendo resistência aos defensivos existentes, e, às vezes, eles agridem o meio ambiente. Por isso, temos uma demanda urgente de tecnologias para controle de patógenos e pragas que seja ao mesmo tempo amenas ao meio ambiente. Um exemplo está sendo a redução de exportação de fertilizantes, mostrando que nosso país ainda depende de insumos internacionais. Assim, devemos nacionalizar nossos insumos para não depender de outros países. ”

Sobre os programas do tecnoPARQ, Tiago afirmou em conversa com a redação que sempre considerou interessante a proposta de trabalho do tecnoPARQ, de levar a pesquisa da universidade para o mercado, desenvolvendo tecnologias de melhoria de vida. Tiago contou que “entre esses programas, o Innovation Link é destaque pois por meio dele a instituição divulga nossas tecnologias e capacidade de desenvolvimento, para que as empresas possam aproveitar nosso trabalho. “

 

Sobre o Innovation Link

O Innovation Link é o escritório de ligação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa. Esta interação entre a UFV e o setor produtivo da se por meio da transferência de tecnologia; transferência de conhecimento; suporte à pesquisa; pesquisa colaborativa; testes de tecnologia; consultorias e assessorias. O Innovation Link é uma estrutura formal do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), que conta com a parceria da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PEC), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

No Innovation Link empresas buscam ideias e projetos, fora de seus centros de P & D, e os pesquisadores ofertam suas tecnologias e/ou convertem seus conhecimentos em modelos de negócio. Por meio deste Escritório de Ligação, a UFV criou um novo ambiente virtual e físico para que os atores de inovação possam buscar informações de acordo com suas demandas tecnológicas e de negócios.

 

Ouro Fino Agrociência

A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira fabricante de defensivos agrícolas com 10 anos de atuação. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 120 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve seus produtos com base nas caraterísticas.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024