II WEBINAR DO PROGRAMA BRASILESIA, CO-REALIZADO PELO TECNOPARQ, DEBATE SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA E NA INDÚSTRIA

 

No dia 22 de setembro, especialistas internacionais se reuniram para debater sobre o advento das novas tecnologias dentro dos setores agrícola e industrial, tais como a IA, o IoT e a robótica em evento online e gratuito promovido pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), juntamente com os parceiros Katowice Special Economic Zone (KSSE), Spin-Us wholly-owned subsidiary of the University of Silesia, Invento Polish Venture Capital, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O encontro foi o 2º Webinar do Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia, BraSilesia, e teve como tema “Novas tecnologias na agricultura e na indústria”. O evento contou com a prestigiosa participação da Embaixada do Brasil em Varsóvia, Polônia, através da figura do senhor Diplomata Nelson Linhares, que abriu a cerimônia juntamente com o senhor Robert Bieleń (Invento), representando os agentes do sistema polonês.

Após a abertura, o evento seguiu com uma série de palestras sobre perspectivas do mercado global frente às novas tecnologias na agricultura e na indústria. Compondo a programação, estavam presentes grandes organizações e startups brasileiras e polonesas, sendo elas:

  • A ICorps Brasil, uma organização formada para atuar na área de Inovação, através de: criação, capacitação e aceleração de startups inovadoras;transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas através de startups;melhoria da competitividade do setor produtivo através de parcerias com startups inovadoras; criação e operação de ecossistemas de startups inovadoras.
  • A National Research and Development Center (NCBR), responsável por prestar apoio às unidades de investigação e empresas polacas no desenvolvimento das suas capacidades de criação e utilização de soluções baseadas nos resultados da investigação científica, a fim de encorajar o desenvolvimento da economia e em benefício da sociedade.
  • A Boryszew, um dos maiores grupos industriais da Polônia, o maior processador de metais não ferrosos na Polônia e na Europa Central e Oriental e o maior fabricante de componentes automotivos na Polônia.
  • Krilltech, agtech brasileira que emergiu de uma parceria com a Universidade de Brasília e a EMBRAPA, focada no desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de alta produtividade.
  • Cthings, que desenvolve e fabrica sistemas IoT inteligentes que ajudam as empresas a gerenciar de forma mais eficaz suas operações com análises em tempo real.
    umgrauemeio, que possui como propósito manter a elevação da temperatura na Terra abaixo de 1.5ºC, evitando consequências irreversíveis ao planeta.
  • Spartaqs, especializada na execução de encomendas e projetos tecnológicos, à medida das necessidades e requisitos específicos do cliente.
  • Quiron Digital, que nasceu da experiência dos seus sócios em solucionar problemas complexos através de dados de satélites e nano satélites.
  • WMB.expert, especializados em integração de negócios. Sua oferta inclui cenários locais/em nuvem e híbridos. Eles constroem integrações de processos simples, otimizados e escaláveis.

Participaram do evento quase 100 interessados no programa de internacionalização, que tiveram a oportunidade de interagir com todas as organizações e especialistas presentes, iniciando novos negócios ainda dentro do Webinar.

 

BraSilesia

O tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) juntamente com os parceiros poloneses, Katowice Special Economic Zone (KSSE), Spin-Us wholly-owned subsidiary of the University of Silesia, Invento Polish Venture Capital, desenvolveu o BraSilesia – Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia. O BraSilesia ainda conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O BraSilesia tem por objetivo prover um programa de aceleração a startups e micro e pequenas empresas, do Brasil e da Polônia, que por meio de metodologia, ferramentas, mentorias e consultorias possa auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais. O BraSilesia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil (European Network if Research and Innovation Centres and Hubs).

Maiores informações sobre o BraSilesia: brasilesia.com

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024