No dia 22 de setembro, especialistas internacionais se reuniram para debater sobre o advento das novas tecnologias dentro dos setores agrícola e industrial, tais como a IA, o IoT e a robótica em evento online e gratuito promovido pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), juntamente com os parceiros Katowice Special Economic Zone (KSSE), Spin-Us wholly-owned subsidiary of the University of Silesia, Invento Polish Venture Capital, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O encontro foi o 2º Webinar do Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia, BraSilesia, e teve como tema “Novas tecnologias na agricultura e na indústria”. O evento contou com a prestigiosa participação da Embaixada do Brasil em Varsóvia, Polônia, através da figura do senhor Diplomata Nelson Linhares, que abriu a cerimônia juntamente com o senhor Robert Bieleń (Invento), representando os agentes do sistema polonês.
Após a abertura, o evento seguiu com uma série de palestras sobre perspectivas do mercado global frente às novas tecnologias na agricultura e na indústria. Compondo a programação, estavam presentes grandes organizações e startups brasileiras e polonesas, sendo elas:
- A ICorps Brasil, uma organização formada para atuar na área de Inovação, através de: criação, capacitação e aceleração de startups inovadoras;transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas através de startups;melhoria da competitividade do setor produtivo através de parcerias com startups inovadoras; criação e operação de ecossistemas de startups inovadoras.
- A National Research and Development Center (NCBR), responsável por prestar apoio às unidades de investigação e empresas polacas no desenvolvimento das suas capacidades de criação e utilização de soluções baseadas nos resultados da investigação científica, a fim de encorajar o desenvolvimento da economia e em benefício da sociedade.
- A Boryszew, um dos maiores grupos industriais da Polônia, o maior processador de metais não ferrosos na Polônia e na Europa Central e Oriental e o maior fabricante de componentes automotivos na Polônia.
- Krilltech, agtech brasileira que emergiu de uma parceria com a Universidade de Brasília e a EMBRAPA, focada no desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de alta produtividade.
- Cthings, que desenvolve e fabrica sistemas IoT inteligentes que ajudam as empresas a gerenciar de forma mais eficaz suas operações com análises em tempo real.
umgrauemeio, que possui como propósito manter a elevação da temperatura na Terra abaixo de 1.5ºC, evitando consequências irreversíveis ao planeta. - Spartaqs, especializada na execução de encomendas e projetos tecnológicos, à medida das necessidades e requisitos específicos do cliente.
- Quiron Digital, que nasceu da experiência dos seus sócios em solucionar problemas complexos através de dados de satélites e nano satélites.
- WMB.expert, especializados em integração de negócios. Sua oferta inclui cenários locais/em nuvem e híbridos. Eles constroem integrações de processos simples, otimizados e escaláveis.
Participaram do evento quase 100 interessados no programa de internacionalização, que tiveram a oportunidade de interagir com todas as organizações e especialistas presentes, iniciando novos negócios ainda dentro do Webinar.
BraSilesia
O tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) juntamente com os parceiros poloneses, Katowice Special Economic Zone (KSSE), Spin-Us wholly-owned subsidiary of the University of Silesia, Invento Polish Venture Capital, desenvolveu o BraSilesia – Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia. O BraSilesia ainda conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
O BraSilesia tem por objetivo prover um programa de aceleração a startups e micro e pequenas empresas, do Brasil e da Polônia, que por meio de metodologia, ferramentas, mentorias e consultorias possa auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais. O BraSilesia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil (European Network if Research and Innovation Centres and Hubs).
Maiores informações sobre o BraSilesia: brasilesia.com