Equipe tecnoPARQ participa da 33ª Conferência Anprotec

Na semana passada, de 06 a 09 de novembro, membros da equipe do tecnoPARQ participaram da 33a Conferência Anprotec –  Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – que esse ano aconteceu em Brasília.

A Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação foi uma realização conjunta da Anprotec e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Do tecnoPARQ participaram a Diretora Executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria; a Coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, a Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Francylara Castro; a Agente de Comunicação e Marketing, Laísse Nicácio; o Agente de Aceleração, Marcus Vínicius; a Agente de Gestão da Qualidade e Projetos, Andressa Caroline de Battist e a Agente de Incubação, Natália Melo Capobiango Gomes.

Completando 36 anos em 2023, a Anprotec reúne mais de 350 associados entre incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings, hub de inovação, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.

A 33ª Conferência Anprotec, com o tema “INOVAÇÃO E SOCIEDADE: TECNOLOGIAS EMERGENTES E A TRANSFORMAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO,” discutiu os impactos, oportunidades e desafios das mudanças provocadas pelas tecnologias emergentes sobre o campo de empreendedorismo inovador no Brasil, práticas e ferramentas para ambientes e ecossistemas de inovação para a criação de negócios, ganhos de produtividade e escala, para a inovação e para o desenvolvimento sustentável no país. Além disso, durante a conferência os membros da Anprotec elegeram sua diretoria e conselho fiscal para o biênio 2024-2025.

 

O tecnoPARQ na 33ª Conferência Anprotec

 Ainda durante a conferência, na terça-feira (7), a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Profa. Dra Adriana Ferreira de Faria, participou do lançamento da  plataforma Inovalink, que vai reunir uma ampla base de dados sobre incubadoras, aceleradoras de negócios e empresas de inovação brasileiras. A iniciativa é uma parceria entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Anprotec.

O Inovalink traz um mapeamento e um conjunto de informações sobre os atores do ecossistema de inovação nacional. A ferramenta vai servir de base para a formulação e desenvolvimento de políticas públicas, para o estabelecimento de parcerias e será uma vitrine sobre os ambientes de inovação do país. Além disso, o Inovalink também vai disponibilizar relatórios que abordam temas como pesquisa e desenvolvimento de modelos de referência, baseados em análise estatística e diagnóstico sobre sistemas de gestão, governança e negócios das incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos. Adriana, que também é pesquisadora e Líder do Núcleo de Tecnologias de Gestão da UFV, detalhou o funcionamento e a importância da plataforma desenvolvida pelo grupo de pesquisa da UFV. “Nesse primeiro momento estamos identificando todas as incubadoras e aceleradoras e já são 250 mapeadas. Agora, no segundo momento, vamos mapear as empresas vinculadas a elas. A expectativa é que sejam mais de 30 mil”, apontou.

Ainda no dia 07, Adriana moderou o Painel para discussão da Trilha 1 – Ecossistemas empreendedores em meio às transformações tecnológicas – ao lado de Guila Calheiros – Setec (MCTI); Marcelo dos Santos (IFSertãoPE); Edgar Andrade (FabLab/tartupbootcamp).

Já no dia 08, o Agente de Aceleração, Marcus Vinicius, apresentou o artigo “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): O FUTURO DO TRABALHO, ÉTICA E RESPONSABILIDADES – DESAFIOS, OPORTUNIDADES E DIRETRIZES PARA AS EMPRESAS DO TECNOPARQ“ de autoria de Vitor Rezende Ferreira de Carvalho, Francylara Miranda Castro, Marcus Vinicius Valente da Silva, Jucélia Roberto, e Adriana Ferreira de Faria.  

Na mesma tarde, a Coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, apresentou o trabalho  “PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA INOVAÇÃO: CASO UFV” de autoria de  Luciana Ramos, Daniela Leocádio Silva Daniela Leocádio Silva, Jucélia Roberto, Adriana Ferreira de Faria, e Natália Melo Capobiango Gomes.

Em seguida, a Coordenadora do tecnoPARQ, Francylara Castro, foi quem apresentou o artigo “A REALIDADE DAS MULHERES NA LIDERANÇA DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS VINCULADAS AO TECNOPARQ” de autoria de Mônica Santana Moreira, Daiana Francisca Quirino, Ana Clara Batista Branquinho, Francylara Miranda Castro, Jucélia Roberto, e Adriana Ferreira de Faria.

 

Eleição da nova diretoria Anprotec

A Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa – UFV e Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, foi eleita na quarta-feira (8/11) presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec para a gestão da Instituição durante o biênio 2024 – 25.

A eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da Anprotec para o biênio 2024 – 25 aconteceu durante a 34ª Assembleia Ordinária da Associação na manhã de 8/11, e foi conduzida por Francisco Saboya, atual presidente da Associação. Após a votação dos associados, a chapa “Anprotécnicos: RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade” foi eleita por ampla maioria para a direção da Anprotec nos próximos dois anos. O superintendente executivo da Anprotec, Leonardo J Melo foi o secretário da assembleia.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024

tecnoPARQ promove Workshop Inspirador sobre Liderança Estratégica e de Impacto

No dia 13 de junho, o tecnoPARQ sediou o workshop intitulado “Liderança Estratégica e de Impacto: Desenvolvendo Líderes com Propósitos“. O evento, parte do Programa de Qualificação Empreendedora do tecnoPARQ,...
14 junho 2024