Adriana Faria, professsora da UFV e Diretora Executiva do tecnoPARQ é eleita presidente da Anprotec

A Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa – UFV e Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, foi eleita na quarta-feira (8/11) presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec para a gestão da Instituição durante o biênio 2024 – 25.

A eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da Anprotec para o biênio 2024 – 25 aconteceu durante a 34ª Assembleia Ordinária da Associação na manhã de 8/11, e foi conduzida por Francisco Saboya, atual presidente da Associação. Após a votação dos associados, a chapa “Anprotécnicos: RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade” foi eleita por ampla maioria para a direção da Anprotec nos próximos dois anos. O superintendente executivo da Anprotec, Leonardo J Melo foi o secretário da assembleia.

A Chapa RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade foi formada integrando pessoas com trajetória de trabalho no movimento do empreendedorismo inovador, legitimada por seus pares.

Em seu discurso final, Saboya ressaltou a forma democrática em que as eleições ocorreram. “A Anprotec representa mais de 350 ambientes de inovação e temos uma missão fundamental de impulsionar a inovação na economia brasileira. Nossas incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e hubs de inovação têm como missão gerar as empresas que vão construir um país mais forte, competitivo e justo. A competição no pleito fortalece e oxigena a Anprotec. Desde já, desejo à nova diretoria todo o sucesso!”, afirmou Saboya.

Composição da Chapa “Anprotécnicos: RenovAção, Inclusão e Sustentabilidade”

  • Diretora Presidente – Adriana Ferreira de Faria, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), representando a região Sudeste.
  • Diretor Vice-Presidente –  Tony Chierighini, Diretor Executivo do CELTA, representando a região Sul.
  • Diretor de Novos Ambientes de Inovação:  Artur Gibbon, Diretor do Oceantec e Professor da FURG, representando a região Sul.
  • Diretor de Relações Internacionais –  Romildo Toledo-Filho, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da URFJ, representando a região Sudeste.
  • Diretor de Administração e Finanças – Carlos Alberto Costa, Diretor Presidente Associação Jataí para a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo – AJINTECH, representando a região Centro Oeste.
  • Diretora Técnica –  Deolinda Ferreira, Coordenadora da Incubadora CESIT/UEA da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), representando a região Norte.
  • Diretora de Redes e Associados – Maíra Nobre, Coordenadora de Incubadora de Empresas do IFCE Campus Fortaleza, representando a região Nordeste.
  • Diretor de Empresas –  Marcelo Nunes da Silva, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, representando a região Sudeste.

Conheça a trajetória da Profa. dra. Adriana

Adriana é graduada em engenharia com pós-doutorado em Gestão da Inovação, especificamente em ambientes de inovação, no University Research Park Centennial Campus da North Carolina State University (NC State), Raleigh (USA). Além de professora titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde, desde 2019, também é Diretora Executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV),  órgão que reúne a Incubadora de Empresas, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Central de Empresas Juniores e o Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese). A mesma já havia ocupado o cargo Diretora Executiva do CenTev de 2011-2015, onde  também, entre 2007-2011, foi Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. Atualmente, Adriana também  é Diretora Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), gestão 2023/2024. A professora também já presidiu a rede em 2021/2022 e 2013/2014 , e também ocupou no cargo no Conselho Fiscal da Anprotec, gestão 2020/2021.

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne mais de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e projeto, e 57 aceleradoras.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Empresas Criativas: Construindo uma Cultura de Inovação Empresarial

No ambiente empresarial moderno, a inovação é a chave para o sucesso e a sustentabilidade. Empresas que fomentam a criatividade entre seus colaboradores não apenas se destacam no mercado, mas...
25 julho 2024

Empreendedorismo e liderança: Workshop “Cultura 10x” acontece no tecnoPARQ

Discutindo assuntos como inovação, crescimento e resultado dentro das empresas, o mentor de líderes Paulo Chequer palestrou em mais uma edição do workshop, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, no...
24 julho 2024

Viçosa em Destaque: tecnoPARQ é o Único Finalista Brasileiro no IASP Inspiring Solutions

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi selecionado como um dos 10 finalistas do prestigiado Prêmio IASP Inspiring Solutions. Este reconhecimento celebra a excelência e inovação no campo dos parques...
23 julho 2024