Diretora executiva do tecnoPARQ participa de debate sobre parques tecnológicos ALMG

Diretora executiva do tecnoPARQ, a  profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, participa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia debate sobre parques tecnológicos.

 

Aconteceu nessa quarta-feira, 23 de agosto, aconteceu a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com intuito de debater a proposta de substitutivo ao projeto de lei nº 5.381/2018, que visa fomentar o setor de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento no Estado.

O audiência, que aconteceu no Auditório José Alencar e contou com transmissão pelo canal do YouTube da ALMG, conduzida pela deputada Beatriz Cerqueira teve à mesa de debates a profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do tecnoPARQ/UFV e presidente da Rede Mineira de Inovação – RMI; Lucas Mendes de Faria Rosa Soares, Superintendente de Pesquisa e Tecnologia de Minas Geraris, representando o secretário Bruno Araújo; o Prof. Marco Crocco, CEO – Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH-TEC; Daniel Ferreira, Chefe de Gabinete, representante do presidente da FAPEMIG.

A audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG foi o segundo passo no trâmite do proposta de substitutivo ao projeto de lei nº 5.381/2018 que, anteriormente, fora apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça. Ainda falta passar pelas comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Segundo a profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do tecnoPARQ  “Precisamos de marco regulatório, como essa proposta ora em debate, pois ela permite um ambiente jurídico seguro ao propor ações de longo prazo.” Para Adriana, “Também precisamos de apoio institucional e financeiro que, prioritariamente, é público no mundo inteiro, ou seja, esse suporte precisa ser perene ao longo do tempo. Queremos e precisamos de políticas de Estado e não de governos”, completou.

O evento também contou com a presença de Felipe José Fonseca Attié, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Fábio Veras de Souza, presidente do Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor); Luciana Ramos Soares, agente de Open Innovation do tecnoPARQ; Carla Batista Ribeiro, analista do Sebrae Minas, entre outros atores do ecossistema mineiro de inovação e empreendedorismo; Raquel Rezende, vice-presidente, e Paulo Piau Nogueira, membro do Conselho Consultivo da RMI.

Sobre o tecnoPARQ

Somos a agência de Inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Promovemos o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, a inovação, a transferência tecnológica, o empreendedorismo e o desenvolvimento social. Nós apoiamos a criação de empresas e o desenvolvimento das empresas de base tecnológica.

O Parque é um ambiente de inovação, mantido pela UFV, criado para promover o desenvolvimento regional. Atualmente, o parque apoia mais de 80 empresas de base tecnológica de Viçosa e região, outros Estados e países.

As empresas que são vinculadas a ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos têm uma taxa de sobrevivência muito maior que a média. São empresas deep tech, que enfrentam muitos desafios, mas nascem muito mais forte e têm lastro na ciência, tecnologia e inovação.

Se você tem um negócio de base tecnológica e quer conhecer um pouco melhor nossos serviços, programas e infraestrutura, entre em contato para conversarmos e avaliarmos como podemos ajudar a sua empresa. Siga-nos em nossas redes sociais ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 3612 1291.

Venha fazer parte desta Comunidade!!

*Com informações da Rede Mineira de Inovação

**Fotos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024