Etapa de pré-aceleração do Programa InovaLácteos é concluída e oito (8) startups avançam para a fase de incubação
A etapa de pré-aceleração do Ciclo 2 do programa InovaLácteos, de julho a meados de setembro, contribuiu para a aprimoração e desenvolvimento de 34 startups. Dessas, oito (8) seguirão para a fase de incubação, além de receberem a premiação no valor de R$25.000,00, cada.
Durante o processo de pré-aceleração, as startups participaram de diversos Workshops, apresentação de pitchs, além de, encontros semanais para o acompanhamento do desenvolvimento da empresa. Foram oito (8) semanas intensas de muito aprendizado, networking e feedbacks que contribuíram tanto para o crescimento das startups, quanto para a melhoria do programa para suas próximas edições.
As oito (8) startups vencedoras dessa etapa, além do aporte de 25 mil reais, seram agraciadas com 10 meses no programa de incubação nos parques tecnológicos que fazem parte do Sistema InovaLácteos (SIL), conforme abaixo:
- Núcleo de Viçosa – tecnoPARQ: AFermentar Solutions e Desenvolvimento de plataforma para gestão de grupos de produtores;
- Núcleo de Juiz de Fora – CRITT: Lactomais e Quality Milk;
- Núcleo de Lavras – LavraTec: Projeto Q e Scienco Biotech;
- Núcleo de Uberaba – FAZU: Aurica e N_Sol.
Segundo Andressa Fusieger da startup AFermentar Solutions, “participar do Ciclo 2 de Pré-Aceleração do Sistema Inovalácteos foi uma experiência incrivelmente enriquecedora. Aprendemos muitas informações valiosas e obtivemos insights fundamentais para dar os primeiros passos no mundo empreendedor. O curso proporcionou uma visão abrangente sobre aspectos cruciais, e nos impulsionou a desenvolver e adaptar as nossas ideias. Além disso, a interação com outros participantes, muitos deles com ideias igualmente empolgantes, estimulou discussões e networking valioso. Estamos animados para colocar em prática o que aprendemos e começar a transformar a nossa visão em realidade, graças às ferramentas e conhecimentos adquiridos durante o curso”.
O próximo ciclo do Programa InovaLácteos está previsto para meados de 2024.
Sobre o InovaLácteos
O Sistema InovaLácteos (SIL) visa conectar os agentes econômicos do complexo leite, startups, empresas de capital de risco, parceiros institucionais, consultores e os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, representados nesse projeto por 4 parques tecnológicos de MG – Viçosa, Uberaba, Lavras e Juiz de Fora, além de outros atores do ecossistema de inovação com o objetivo de buscar soluções para o setor produtivo e desenvolver novas empresas de base tecnológica. O SIL é formado por um programa sistematizado de aceleração, composto de duas fases, pré-aceleração e posterior incubação. Nesse sentido, em uma ação única e diferenciada liderada pela Agência de Inovação Polo do Leite, com o apoio político-institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE) do Estado de Minas Gerais e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o SIL tem participação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).