A incubadora do tecnoPARQ gradua e entrega mais uma empresa para o mercado, a Digital Grid

Durante a 93ª Semana do Fazendeiro, o tecnoPARQ, além das várias atividades  promovidas em seu estande, realizou a cerimônia de graduação da empresa Digital Grid pela sua incubadora de empresas de base tecnológica.

A cerimônia, que contou com a presença da diretora executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, bem como da coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, aconteceu na noite do dia 23 de julho.

Em ocasião, Renan Nominato Oliveira Souza,  CEO e fundador da Digital Grid e Lucas Santana Xavier, CTO, falaram sobre a trajetória da empresa, dos desafios enfrentados, dos benefícios e oportunidades de estarem inseridos no ambiente do tecnoPARQ, bem como, fizeram lançamento de um novo produto da empresa, a “Plataforma Digital Grid”.

Sobre a Digital Grid

A Digital Grid é uma startup que realiza a gestão completa dos créditos de energia, desde a geração de energia até o faturamento. Tudo isso de forma simples e fácil, contribuindo para a sustentabilidade dos resultados das Usinas bem como para a maximização do consumo de energia limpa.

Trata-se de uma plataforma SaaS que simplifica a gestão de créditos das usinas e que faz todo o trâmite de relacionamento com o consumidor final, ou seja, criando ambientes de acesso,  gerando faturas e fazendo cobranças de forma automática e inteligente.

 

História da Digital Grid 

Presente desde abril de 2021 no Programa de Incubação, a Digital Grid é uma empresa inovadora de base tecnológica que faz a gestão dos créditos de energia na geração distribuída.

Os empresários da Digital Grid são ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa e conheceram o tecnoPARQ em 2016. Foi em 2019 que eles retomaram para o mundo das startups. Em 2020, fizeram uma nova visita ao Parque Tecnológico de Viçosa.

Em março de 2021, submeteram ao processo para o prgrama de incubação de empresas do tecnoPARQ. No decorrer dos anos de  2021 e 2022, sempre de fizeram presentes no tecnoPARQ , utilizando toda a infraestrutura e serviços disponíveis para desenvolver e alavancar sua startup. Agora em 2023 após a graduação, a Digital Grid caminha para se empresa residente do tecnoPARQ.

 

SOBRE O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DO tecnoPARQ

O Programa de Incubação, visa o desenvolvimento e crescimento de novas empresas de base tecnológica, com ênfase na estruturação do negócio através dos pilares de atuação:
1. planejamento estratégico,
2. formação gerencial, por meio de qualificação, assessorias e consultorias, e
3. desenvolvimento de parcerias e clientes.

Todas as ações desenvolvidas pela incubadora para auxiliar o desenvolvimento do empreendimento são pautadas nos cinco eixos da metodologia CERNE, desenvolvida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, são eles: mercado, gestão, capital, tecnologia e empreendedor. Além de salas para instalação da empresa, a IEBT oferece salas de treinamento e reunião, auditório, laboratório de Informática e outras áreas de uso compartilhado que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do empreendimento. Durante o programa de incubação, também são estimuladas as parcerias com alunos e pesquisadores da UFV e de outras instituições, visando o aprimoramento da tecnologia da empresa.

O prazo de permanência no programa de incubação é de 2 (dois) anos. Durante esse período, a Incubadora oferece condições para o empreendedor se aprimorar nas áreas de gestão e comercialização, visando aumentar o potencial de sucesso do negócio. Após a empresa atingir a maturidade necessária ela se gradua e pode concorrer ao edital do Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ e se tornar empresa residente e poder permanecer no ambiente do tecnoPARQ.

Para se candidatar a uma vaga no programa de Incubação, é necessário se inscrever no edital de Incubação que é de FLUXO CONTÍNUO, ou seja, a qualquer momento podem ser submetidas propostas para concorrer a uma vaga no programa de incubação. É necessário que a empresa seja de base tecnológica e já tenha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e ainda um plano de negócios e plano financeiro.

Confira o registro fotográfico da cerimônia de graduação da Digital Grid

   

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024