UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS: O MODELO UNIVERSITÁRIO QUE É REFERÊNCIA EM ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO

 

A Universidade em seu modelo tradicional é essencialmente focada em seus três pilares principais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Todavia, nas últimas décadas temos observado que cada vez mais o conhecimento científico tem sido aplicado diretamente na Indústria, seguindo a tendência observada no próprio modelo Tríplice Hélice de Inovação. Neste contexto, as Universidades têm ganhado destaque enquanto sistema de desenvolvimento socioeconômico sustentável e, assim, têm sido consideradas como centros de inovação tecnológica e de desenvolvimento regional.

A partir disso, as Instituições de Ensino Superior iniciam uma transição do modelo tradicional para o modelo das Universidades Empreendedoras, que acrescenta um quarto pilar: a Inovação.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), pioneira no fomento ao empreendedorismo e à inovação com a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) a 20 anos atrás, é referência nacional e internacionalmente no Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Devido a isso e à recente renovação de acordos de cooperação técnica entre as Universidades Federais de Viçosa e de Campina Grande (UFCG), representantes da administração das duas instituições se encontraram no dia 28 de outubro.

A comitiva vinda da Paraíba foi composta pelo vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Mário Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata, pela coordenadora geral de pós-graduação, Maria Elita Martins Duarte, e pelo coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), Rennan Pereira de Gusmão. Além de uma agenda junto à reitoria da UFV, eles também conheceram o tecnoPARQ.

Durante a visita, guiada pela nossa Coordenadora Jucélia Lopes, houve grandes trocas com relação às práticas de fomento à inovação visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável, através da geração de empregos de qualidade. A comitiva ainda realizou um tour pelo nosso edifício sede e pode conhecer a infraestrutura que oferecemos às nossas empresas vinculadas.

A construção de uma Universidade mais empreendedora perpassa pelo desenvolvimento de mecanismos de apoio ao empreendedorismo e à inovação, estratégia muito bem estruturada dentro da UFV. Segundo notícia publicada pelo portal da UFV, o vice-reitor da UFCG concorda com essa pontuação e afirmou ter uma percepção de que a Universidade adotou um modelo de gestão moderno, com várias atuações que os impressionaram. O professor Mário, que é ex-aluno de graduação e de mestrado em Engenharia Agrícola da UFV, também afirmou ter ficado impressionado com as Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, cujo modelo pretende levar para a UFGC.

A Universidade Empreendedora tem como objetivo final formar profissionais, tal como a Universidade tradicional, se diferindo na aplicação de estratégias para desenvolver currículos que se enquadrem às necessidades do Mercado atual. Dentro da UFV, o tecnoPARQ é a principal estratégia para tal, sendo o agente que conecta a Instituição com o Governo e com o próprio Mercado, garantindo que o conhecimento gerado e os profissionais formados possam proporcionar impacto positivo para a sociedade.

2

Universidade Federal de Campina Grande

A Universidade Federal de Campina Grande foi criada em 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba. Em seus sete campi, ela reúne cerca de 20 mil alunos em 77 cursos de graduação e 39 de pós-graduação, esses vinculados a 27 programas. Com a UFV, ela mantém acordos de cooperação que preveem o desenvolvimento mútuo de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como treinamento e capacitação em diferentes áreas, além da viabilização de estágios curriculares para seus estudantes de graduação. Saiba mais em: portal.ufcg.edu.br

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024

tecnoPARQ promove Workshop Inspirador sobre Liderança Estratégica e de Impacto

No dia 13 de junho, o tecnoPARQ sediou o workshop intitulado “Liderança Estratégica e de Impacto: Desenvolvendo Líderes com Propósitos“. O evento, parte do Programa de Qualificação Empreendedora do tecnoPARQ,...
14 junho 2024