UFV E PARCEIROS POLONESES CONCLUEM EVENTO DE DIVULGAÇÃO DO BRASILESIA, WEBINAR QUE FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONALIZAÇÃO DO TECNOPARQ

 

O webinar de divulgação das diretrizes do programa de aceleração cruzada “BraSilesia” foi realizado na manhã desta quinta (09) pelo tecnoPARQ em parceria de empreendimentos brasileiros com diversas instituições polonesas. O evento foi feito de forma online, com falas de empreendedores de ambos os países. A parceria tem o objetivo de fomentar a importância de projetos de grande impacto que sejam sustentáveis, visando mudanças positivas de alcance internacional.

O “BraSilesia” é o Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia, e teve como temática principal as “Novas tecnologias na agricultura e na indústria”, com foco em sustentabilidade no ecossistema de empreendedorismo e inovação. A principal parceira do tecnoPARQ na construção do projeto é a Katowice Special Economic Zone (KSSE), líder entre as zonas econômicas especiais da Polônia.

Além disso, o programa também tem o objetivo de acelerar o crescimento de startups brasileiras e polonesas usando uma metodologia de ferramentas, mentorias e consultorias para auxiliar novos empreendedores que buscam a internacionalização de seus negócios. O BraSilesia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil.

A professora da UFV, Presidente da Rede Mineira de Inovação e Diretora do tecnoPARQ Adriana Faria foi responsável pela abertura do evento. Sua fala inicial cumprimentava os representantes que participavam do evento, e ressaltou a importância do Brasilesia como facilitador na internacionalização de empreendedorismos tanto brasileiros como poloneses, contribuindo para a construção de um mundo mais sustentável e inclusivo, além de promover novos projetos, novos produtos e oportunidades nesse ecossistema. Adriana também comentou sobre as etapas do projeto, destacando que o webinar desta quinta (9) é apenas a primeira delas.

Outra fala de destaque no webinar foi a do Augusto Thiago, Coordenador de Sustentabilidade da Klabin, na qual ele ressaltou a responsabilidade que as grandes organizações possuem frente aos desafios socioambientais da atualidade, e como a sociedade pode se beneficiar com a preservação do meio ambiente. Em geral, Augusto pontuou que devem ser promovidas ações de reversão dos danos à biodiversidade e como isso contribui para uma economia sustentável. A Klabin possui uma gama diversa de ações, mas para se encaixar na temática do webinar, apenas a questão da conservação da biodiversidade foi enfatizada.

Também fizeram parte do evento Bartolomiej Kozek, chefe do Green Transition Departament na UNEP/GRID-Warsaw Centre, Artur Rzepka e Elzbieta Guzikowska representando a Tauron Wytwarzanie S.A, além de diversas startups do Brasil e da Polônia. Ao final, o evento foi encerrado com falas de especialistas sobre a modalidade de investimentos Venture Capital, focada em startups.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Programa de Incubação do tecnoPARQ: Tecnologia, Gestão e Impacto para Startups Inovadoras

O tecnoPARQ, o parque tecnológico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é um hub de inovação que vai além de um espaço físico. Seu Programa de Incubação se destaca como...
4 julho 2025

Desmistificando a Captação de Recursos: O Caminho para Financiar sua Startup Tecnológica

Para startups de base tecnológica, a busca por recursos é um desafio constante, mas fundamental para transformar ideias inovadoras em realidade. No Brasil, instituições como a Fapemig e a Finep...
2 julho 2025

Biotecnologia e Inovação no Agro: Como o tecnoPARQ Transforma Startups Biotech em Soluções para o Agronegócio

A biotecnologia é um dos pilares da nova economia e tem papel central na transformação de setores estratégicos como a saúde, o meio ambiente e, especialmente, o agronegócio. Startups que...
1 julho 2025