TECNOPARQ/UFV TRABALHA JUNTO COM O INPI NO PROJETO DE COOPERAÇÃO PARA INOVAÇÃO BRASIL-DINAMARCA

O tecnoPARQ iniciou o ano de 2021 a todo vapor, na manhã do dia 2 de fevereiro aconteceu uma reunião online entre o Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI visando o estreitamento de relação entres as partes por meio do desenvolvimento de ações em conjunto.

Da parte do INPI a reunião contou com a participação da Renata Ribas, Analista de Relações Bilaterais; Felipe Augusto, Coordenador Geral de Disseminação para Inovação; Ricardo Rodrigues, Coordenador da Academia; Vinicius Bogea, Coordenador de Articulação; e Cristiana, Chefe da Divisão de Cooperação e, representando o tecnoPARQ, Profª. Adriana F. Faria, Diretora Executiva; Jucélia Roberto, Coordenadora; Flavia Carneiro, Agente de Internacionalização; Luciana R. Soares; Assistente Projetos do Innovation Link.

Este encontro consisti em um dos desdobramentos da participação da Universidade Federal de Viçosa-UFV por meio do tecnoPARQ, que contou com a parceria da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual – CPPI, em uma das ações da primeira fase do Projeto de Cooperação para Inovação Brasil-Dinamarca conduzido pelo INPI. Essa oportunidade possibilitou que quatro pesquisadores da UFV, Professores: Antônio Fernandes de Carvalho (DTA), Tiago Mendes (DBB), Ricardo Capúcio de Resende – (DEP) e Domingos Sárvio Magalhães Valente (DEA), apresentassem suas tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio. Coube também ao tecnoPARQ realizar uma apresentação institucional com o objetivo de despertar o interesse dos Dinamarqueses em interagirem com os pesquisadores da UFV.

A reunião desta semana demonstrou um grande potencial de colaboração entre as Instituições e a inserção da UFV na segunda fase do Projeto de Inovação com a Dinamarca, que será voltado para a área da saúde, buscando junto aos pesquisadores brasileiros tecnologias digitais e medicas, ensaios clínicos, dentre outros temas que serão propostos para a formação de parcerias bilaterais.

O tecnoPARQ, através de articulações com potenciais parceiros como o INPI, objetiva divulgar os Projetos de Pesquisas desenvolvidos no âmbito da UFV, além de criar oportunidades para os pesquisadores e para as startups que estão vinculadas ao mesmo, bem como possibilitar a captação de investimentos para impactar positivamente a sociedade solucionando seus problemas.

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo tecnoPARQ e ficar por dentro dos próximos passos desta ação, acesse o nosso site e nos acompanhe nas redes sociais.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

MCTI lança estudo nacional sobre os Parques Tecnológicos do Brasil, produzido pela UFV em parceria com a Anprotec

Publicação coordenada pela diretora do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, apresenta panorama inédito sobre a evolução, o impacto e o potencial dos parques tecnológicos brasileiros O Ministério da Ciência, Tecnologia...
14 outubro 2025

tecnoPARQ Social apoia Corrida Viçosa 2025 e reforça compromisso com o impacto social e a inclusão

O tecnoPARQ Social marcou presença na Corrida Viçosa 2025, evento realizado em celebração ao 154º aniversário da cidade, promovido pela Prefeitura de Viçosa por meio da Diretoria de Esportes da...
14 outubro 2025

Microbiotec em destaque nacional: inovação desenvolvida no tecnoPARQ revoluciona o combate à corrosão na indústria de óleo e gás

A Microbiotec, empresa residente do tecnoPARQ, acaba de conquistar destaque nacional com uma tecnologia inédita que promete transformar o enfrentamento da corrosão em plataformas marítimas da Petrobras. A startup foi...
14 outubro 2025