tecnoPARQ/UFV Fortalece sua Projeção Internacional na IASP LATAM em Porto Alegre

Durante a Conferência Latino-americana da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), sediada em Porto Alegre, o tecnoPARQ/UFV se destacou significativamente no cenário internacional. A equipe do tecnoPARQ, liderada pela sua Diretora Executiva e Presidente da Anprotec, Professora Adriana de Faria, juntamente com a Coordenadora Jucélia Lopes e a Agente de Comunicação e Marketing Laísse Nicácio, desempenhou um papel ativo e relevante durante os procedimentos da conferência.

Notavelmente, a Professora Adriana de Faria despontou como uma figura proeminente no ecossistema de inovação global ao ser eleita a nova Presidente da divisão latino-americana da IASP. Essa nomeação ressalta não apenas a crescente influência do tecnoPARQ/UFV, mas também suas valiosas contribuições para o cenário global da inovação.

A conferência, sediada pela Aliança para a Inovação composta pela UFRGS, PUCRS e Unisinos, reuniu importantes stakeholders de parques científicos, tecnológicos e de pesquisa, bem como áreas de inovação, clusters e incubadoras de empresas. O evento, estrategicamente planejado ao lado do South Summit Brazil 2024, teve como objetivo fomentar discussões sobre “Alianças para a Inovação – Conectando a América Latina para Impacto”.

Ao longo da conferência, os participantes desfrutaram de um rico programa com visitas técnicas a ambientes de inovação locais, debates de painéis com palestrantes de renome e valiosas oportunidades de networking. O primeiro dia da conferência contou com visitas técnicas a importantes hubs de inovação, como Tecnosinos, Zenit UFRGS e Instituto Caldeira, proporcionando aos participantes insights em primeira mão sobre o vibrante ecossistema de inovação de Porto Alegre.

O segundo dia foi marcado por uma série de sessões envolventes no Parque Científico e Tecnológico Tecnopuc. Os painéis abordaram temas que variaram desde desenvolvimento regional e cidades resilientes até oportunidades de investimento e negócios de tecnologia avançada globais. Discursos de abertura de especialistas do setor enriqueceram ainda mais o discurso, oferecendo novas perspectivas sobre inovação e seus impactos sociais.

O último dia da conferência transcorreu tranquilamente para o South Summit Brazil, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar ainda mais as possibilidades de colaboração e desenvolvimento de negócios.

O evento também se destacou pela significativa representatividade feminina à frente dos principais ambientes de inovação da América Latina e do mundo. Sheila Oliveira Pires, do MCTI, Ebba Lund, da IASP, Carina Rapetti, da La Salle Espanha, Carol Stewart, do Tevl Park Arizona, e Adriana Faria e Jucelia Lopes, do tecnoPARQ, foram algumas das mulheres que marcaram presença nesse cenário de inovação.

A participação da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Deputada Federal Daiana Santos, membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, acrescentou ainda mais valor ao evento. Com a presença de gestores de parques e ambientes de inovação do Brasil, América Latina e Estados Unidos, o evento se destacou pela sua excelência e pela oportunidade de promover colaborações e alianças para impulsionar a inovação em toda a região.

Nova Presidencia da Divisão Latino-americana da IASP 

A eleição da Professora Adriana de Faria como Presidente da Divisão Latino-americana da IASP é um testemunho do compromisso do tecnoPARQ em fomentar a inovação e a colaboração em escala global. Com sua liderança, o tecnoPARQ está preparado para desempenhar um papel fundamental na moldagem do futuro dos parques científicos e tecnológicos na região e além.

Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec e diretora executiva do tecnoPARQ CenTev UFV, é a nova presidente da divisão Latino-americana da IASP (International Association of Science Parks). O anúncio foi realizado ontem (19), durante o segundo dia da IASP Latin America Conference, em uma cerimônia que contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Adriana ocupará o cargo de presidente pelos próximos dois anos, representando a América Latina no Conselho de Administração Internacional.

“Assumir a presidência da divisão Latino-Americana da IASP é uma grande honra e responsabilidade. Sou uma entusiasta do imenso potencial de inovação na nossa região, e estou determinada a fortalecer os laços e promover a colaboração entre nossos membros para maximizar esse potencial. Acredito que com a colaboração da Anprotec, da IASP e de todos os países da América Latina podemos construir uma comunidade mais forte de parques científicos e tecnológicos, que não só impulsionará o desenvolvimento econômico, mas também contribuirá para a solução dos desafios globais através da inovação” afirma Adriana de Faria.

Sobre a IASP

A IASP é uma organização global que reúne parques científicos, tecnológicos e áreas de inovação. Fundada em 1984, a IASP tem como objetivo promover a colaboração internacional entre seus membros, que incluem parques tecnológicos, incubadoras de empresas, centros de pesquisa e outras organizações que apoiam o desenvolvimento de tecnologia e inovação.

A IASP trabalha para criar uma rede global de parques científicos e tecnológicos, facilitando a troca de conhecimento, melhores práticas e oportunidades de colaboração entre seus membros. Ela promove eventos, conferências e programas de capacitação para fortalecer a comunidade de parques de ciência e tecnologia em todo o mundo. Além disso, a IASP também realiza pesquisas e publica relatórios sobre tendências e desenvolvimentos no campo da inovação e empreendedorismo.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Transformação Digital: Desafios e Oportunidades para Pequenas Empresas

A transformação digital está revolucionando o mundo dos negócios, oferecendo novas tecnologias que mudam a maneira como as empresas operam e competem. Para pequenas empresas, adaptar-se a essas mudanças pode...
11 julho 2024

Profa. Adriana Ferreira de Faria Participa em Mesa-Redonda sobre Neo-Industrialização na SBPC 2024

Durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, a diretora executiva do tecnoPARQ, Profa. Adriana...
10 julho 2024

DemoDay do Programa tecnoPARQ Acelera destaca a inovação em mais uma edição

Na última segunda-feira, dia 8 de julho, o Parque Tecnológico de Viçosa foi palco do Demoday do Programa de Aceleração tecnoPARQ Acelera. Este evento marcou o encerramento de três intensos...
10 julho 2024