TECNOPARQ TEM PROPOSTA SELECIONADA PARA CONCESSÃO DE RECURSOS DO FINEP

 

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), divulgou nesta quinta-feira, 30 de junho, o Resultado Preliminar da Etapa de Avaliação de Mérito da Chamada Pública 01/2021 – MCTI/FINEP/FNDCT/CT para Parques Tecnológicos. Das 48 propostas avaliadas, 5 são de Minas Gerais, das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Uberlândia e Viçosa.

O objetivo da Chamada é selecionar propostas para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Parques Tecnológicos em Implantação ou em Operação como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e ICT, bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

Confira abaixo as propostas aprovadas dos parques mineiros, todos associados à Rede Mineira de Inovação – RMI:

PARQUES EM OPERAÇÃO (LINHA A) APROVADOS:

  •  tecnoPARQ – Universidade Federal de Viçosa
  •  Bh.tec – Parque Tecnológico de Belo Horizonte

PARQUES EM IMPLANTAÇÃO (LINHA B) APROVADOS:

  •  TecnoUFU – Universidade Federal de Uberlândia
  •  Parque Tecnológico – Universidade Federal de Juiz de Fora
  •  LavrasTec – Universidade Federal de Lavras

Ao todo foram alocados cerca de 15 milhões de reais (R$15.000.000,00) que serão destinados a ampliação da estrutura do tecnoPARQ. Desta forma, mais empresas poderão participar dos programas de Incubação, Pré-incubação e Residência. Maior potencial de geração de ideias, maior número de empresas criadas, mais emprego e renda para região.

 

Sobre a Finep

A Financiadora de Estudos e Projetos, é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI)

 

Sobre o FNDCT

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi criado em de Julho de 1969, com a finalidade de dar apoio financeiro aos programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico, notadamente para implantação do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É atribuída à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) pela lei Nº 11.540, de 12 de Novembro de 2007, a função de Secretaria-Executiva do FNDCT. A partir de 1999, o FNDCT voltou a ganhar importância dentro do sistema brasileiro de inovação com o surgimento dos Fundos Setoriais de Inovação, política implementada com o objetivo de criar aportes constantes de recursos para o financiamento da inovação.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024