Aconteceu na última quinta-feira (10/03) o segundo Café da Governança, nome dado ao encontro dos atores do Ecossistema de Inovação de Viçosa. O grupo, formado por líderes e atores do ViçosaTec, organiza encontros mensais para planejar e executar ações de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social de Viçosa. Estiveram presentes representantes do tecnoPARQ, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além dos protagonistas do Ecossistema, as empresas de tecnologia Cientec, Oriontec e Magistech. O encontro é sediado sempre por um dos atores, a fim de estimular o networking e dinamizar as reuniões. No mês de março o tecnoPARQ foi escolhido para receber os membros.
O objetivo da reunião foi dar continuidade à execução das pautas levantadas no encontro que ocorreu em fevereiro deste ano. Em reunião, o grupo definiu metas e perspectivas para o futuro dos cursos já oferecidos pelo SENAC e SENAR, além de diretrizes para a implementação de um curso de programação do SENAI oferecido para os jovens da região, dentre elas a origem dos recursos, alocação dos alunos e critérios de aprovação.
O ViçosaTec também acompanha e estimula as atividades dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Viçosa, e em reunião foram levantadas questões sobre o fomento desse ambiente por meio da atração de investimentos e incentivos ao aprimoramento das ações dos APLs, sendo eles o APL de Biotecnologia e o APL de Tecnologias da Informação. Outra pauta importante foi o planejamento de um evento voltado à captação de grandes investidores, o que funcionaria como uma alavanca para o Ecossistema de Inovação de Viçosa, que abriga grandes oportunidades de aplicação de recursos em empreendimentos inovadores de base tecnológica.
O propósito principal do Café da Governança é estabelecer ações e metas a serem executadas em 2022 com o objetivo de estimular o amadurecimento e o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Viçosa, envolvendo no planejamento o tecnoPARQ, as empresas de base tecnológica, empreendedores, a UFV, e a PMV. Tanto o poder público, o tecnoPARQ e as pessoas diretamente ligadas aos empreendimentos do Ecossistema de Inovação são de extrema importância para a geração de valor e criação de oportunidades especialmente dentro do Município.