TECNOPARQ POTENCIALIZA INTERAÇÃO ENTRE OS CAMPI DA UFV

Cada vez mais, observamos um movimento, dentro das Instituições de Ensino Superior brasileiras, de aproximação com o empreendedorismo e com a inovação. A Universidade Federal de Viçosa – UFV, por meio do seu Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), é um grande exemplo disso, estando entre as 10 Universidades mais Empreendedoras do Brasil.

O tecnoPARQ é um ambiente de inovação que, dentre outras coisas, fortalece a cultura empreendedora e o desenvolvimento de novos negócios dentro da Instituição. Nesse sentido, as ações voltadas para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação não podem se restringir apenas à Viçosa, considerando que a UFV é multicampi.

A Diretora Executiva do tecnoPARQ, professora Adriana Ferreira, trata esta questão com muita prioridade e seriedade, conduzindo, atualmente, uma estratégia para potencializar a interação entre os campi Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa.

No campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) está sendo criado formalmente o Centro de Inovação de Tecnologia do Alto Paranaíba, também conhecido como Inovalto, tem como missão viabilizar a criação e o desenvolvimento de novas empresas e novos negócios de base tecnológica, promovendo a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento social local. Atualmente, a Inovalto conta com uma equipe formada por professores e alunos empenhados em realizar programas de aceleração e eventos ligados ao tema do empreendedorismo e inovação. Neste mês de abril será inaugurado o seu podcast, onde será abordada a temática de forma leve e acessível a todos que se interessem pela temática.

Já no campus Florestal (UFV – CAF), de forma análoga, está sendo formalmente criado o Centro de Empreendedorismo e Inovação (C.E.I), da Universidade Federal de Viçosa, que busca promover e fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação. O CEI atua no desenvolvimento tecnológico entre as indústrias e as universidades, tratando-se de um espaço que almeja oferecer oportunidades para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento do setor produtivo, fazendo assim parte de um movimento que busca estabelecer a cultura e a inovação. Ele ainda promove anualmente o principal evento da cidade, Próximos Passos, que nesta 4ª edição trabalhará o tema “Inovação em ação: Liderar em ambientes empreendedores!”. A ideia é que o C.E.I seja um ambiente de inovação que promova a criação e o desenvolvimento de negócios na região do Alto Paranaíba.

Para otimizar essa interação, ambas instituições possuem bolsistas integrados às atividades do tecnoPARQ, de forma remota, com a finalidade de desenvolver o aprendizado conjunto e de construir conjuntamente uma agenda de eventos e programas. Vinculados ao projeto de pesquisa intitulado “Consolidação do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) como vetor de indução de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico e social”, os bolsistas de Rio Paranaíba e Florestal tem como objetivo principal promover rodadas do tecnoPARQ Acelera nos respectivos campi.

Como bolsista da Inovalto, a equipe conta com o engenheiro civil Samuel Almeida Dutra Júnior, e atuando no CEI, a administradora Thaís Aparecida Silva. A interação dos dois com toda a equipe do tecnoPARQ tem sido engrandecedora para todos nós!

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Presidentes das Empresas Juniores da UFV Visitam Espaço de Coworking da Cientec

Na última quinta-feira, os presidentes das empresas juniores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), orientados pela profa. Monique Eller, tiveram a oportunidade de visitar o espaço de coworking da Cientec,...
29 setembro 2023

tecnoPARQ, Sebrae e ViçosaTec promovem missão à primeira Smart City do Brasil

O tecnoPARQ com o apoio do Sebrae e do Viçosatec promoveu, de 26 a 28 de setembro, uma missão empresarial para São José dos Campos, com o objetivo de participar...
28 setembro 2023

ADWA Cannabis marca presença na ExpoCannabis Brasil

A ADWA Cannabis, empresa incubada do tecnoPARQ, marcou presença na ExpoCannabis Brasil, participando ativamente do evento. Os representantes da empresa, Sérgio e Rodrigo, compartilharam conhecimento por meio de palestras no...
26 setembro 2023