TECNOPARQ INTEGRA LISTA OFICIAL DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO AGRO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

 

O tecnoPARQ foi listado em um projeto que identifica os números relacionados a startups do setor agropecuário e de hubs de inovação, além de divulgar informações sobre parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras. Agro Hub Brasil é o nome dado ao projeto, um espaço virtual que reúne informações sobre o ecossistema de inovação da agropecuária brasileira e as principais iniciativas em curso no país. Esses dados estão reunidos em um só lugar e, a partir do dia 23 de março, estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O tecnoPARQ foi listado em duas categorias apontadas pelo estudo, identificado como uma Incubadora por meio da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica (IEBT) e como um Parque Tecnológico. A lista completa contendo as instituições e mais informações sobre o Agro Hub Brasil pode ser acessada por meio do link:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/agrohub-brasil

 

De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec, parques tecnológicos são ambientes de inovação que reúnem empreendimentos voltados a promoção da ciência, tecnologia e inovação, por meio da aproximação de três agentes: centros de conhecimento (universidades e centros de pesquisa), setor produtivo (empresas e indústria) e poder público. Nesse cenário, o tecnoPARQ ocupa uma posição de destaque como um dos ambientes de inovação no Brasil. Já uma incubadora de startups é definida como um conjunto de estruturas e programas de apoio a empresas nascentes de base tecnológica geralmente vinculadas a universidades e parques tecnológicos.

No Agro Hub Brasil, o usuário tem acesso a um calendário com as principais iniciativas do agro que acontecem no país, além de espaço dedicado ao produtor rural que quer conhecer um pouco mais sobre a agricultura digital. Neste espaço, estão disponíveis informações sobre conectividade em áreas rurais e aplicativos de celular com soluções para o dia a dia no campo e exemplos de uso das tecnologias digitais na agropecuária.

A ferramenta ainda traz informações sobre startups, empresas nascentes de base tecnológica com objetivo central de desenvolver soluções e aprimorar um modelo de negócio. As que atuam no setor agropecuário também são conhecidas como agtechs ou agritechs. Ainda há explicações sobre linhas de apoio e fomento público e privado para as startups.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024