tecnoPARQ e Sistema Faemg-Senar inauguram AGRO MAKER LAB 4.0

Mais inovação, tecnologia e desenvolvimento para o agronegócio.

Com o objetivo de levar soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores, estudantes do Sistema Faemg/Senar e discentes e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para os desafios do agronegócio, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), em parceria com o Sistema Faemg-Senar, inaugurou nessa quarta-feira, 26 de julho, o Laboratório de Inovação Agro Maker Lab 4.0.

Trata-se de uma estrutura super moderna, com equipamentos de ponta, para levar inovação para o mercado e o agronegócio, especialmente os pequenos produtores rurais. Além de possibilitar aprendizado, experimentação, aplicação e desenvolvimento de soluções inovadoras para os produtores rurais, o Agro Maker permitirá a parceria entre produtores, agroindústria, estudantes, pesquisadores e empreendedores de Viçosa e região para a criação de novos negócios e startups.

A cerimônia, precedida pelo reitor da UFV, prof. Demetrius David da Silva, também contou com a presença da vice-reitora, Rejane Nascentes; do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Sr. Thales Fernandes; do presidente do Sistema FAEMG-SENAR, Sr. Antônio Pitangui de Salvo; da diretora executiva do tecnoPARQ/UFV, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria; do prefeito municipal de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso;   do superintendente do Senar/MG, Sr. Celso Furtado Júnior; da Gerente de Educação Formal do Senar, Tércia Almeida e do gerente Regional do Senar em Viçosa, Marcos Antônio dos Reis Teixeira.

Segundo o professor Demetrius, a UFV é considerada a universidade federal mais empreendedora do Brasil, tendo como vocação, o Agro. “Este laboratório será também um celeiro de projetos e soluções tecnológicas que trazem valor para o agro. Essa é uma experiência única de parceria do Sistema Faemg/Senar dentro de um parque tecnológico que é referência no Brasil e no mundo”, ressalta o reitor da UFV.

Para a diretora executiva tecnoPARQ, essa é uma aliança estratégica, já de longa data que se amplia e se fortalece ainda mais. “Nossa agricultura e pecuária são altamente tecnificadas, graças a instituições e aos produtores que investiram recursos e fizeram uma revolução tecnológica. Mas, temos também o desafio de democratizar o acesso à inovação e ao empreendedorismo. Essa é a expertise do tecnoPARQ e da UFV;” afirma Adriana.

Para o presidente do Sistema FAEMG/SENAR, Antônio de Salvo, é necessário dar prioridade ao que o homem do campo precisa. “Em todos os momentos a tecnologia garantiu a evolução do agro brasileiro, por isso é importante termos um laboratório para entender o que vai ser criado para o presente e o futuro. Os produtores almejam melhorias e cabe a nós nos aproximarmos deles de forma mais consistente para continuar avançando nosso setor sem esquecer de ninguém e levando a tecnologia adequada a cada situação”.

Sobre o Agro Maker Lab 4.0

 

O laboratório, que atenderá às demandas de todo Brasil, está sediado no tecnoPARQ. Trata-se de um laboratório aberto, onde os produtores de todo o Brasil, que tiverem uma ideia, ou demanda tecnológica, voltada ao agronegócio e à agroindústria, poderão testar e validá-las em parceria com empreendedores, estudantes e pesquisadores da UFV, bem como com todos os atores do sistema Faemg/Senar e das empresas vinculadas ao tecnoPARQ, transformando-as em tecnologias e inovação para o mercado e o agro.

O Agro Maker Lab 4.0, além dos produtores rurais, irá atender as demandas dos Centros de Excelência do Café, Leite, empresas vinculadas ao tecnoPARQ e startups dos programas de aceleração cafeicultura, fruticultura, gestão do agronegócio e leite e toda a comunidade acadêmica da UFV.

 

Sobre o tecnoPARQ

Somos a agência de Inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Promovemos o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, a inovação, a transferência tecnológica, o empreendedorismo e o desenvolvimento social. Nós apoiamos a criação de empresas e o desenvolvimento das empresas de base tecnológica.

O Parque é um ambiente de inovação, mantido pela UFV, criado para promover o desenvolvimento regional. Atualmente, o parque apoia mais de 80 empresas de base tecnológica de Viçosa e região, outros Estados e países.

As empresas que são vinculadas a ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos têm uma taxa de sobrevivência muito maior que a média. São empresas deep tech, que enfrentam muitos desafios, mas nascem muito mais forte e têm lastro na ciência, tecnologia e inovação.

Se você tem um negócio de base tecnológica e quer conhecer um pouco melhor nossos serviços, programas e infraestrutura, entre em contato para conversarmos e avaliarmos como podemos ajudar a sua empresa. Siga-nos em nossas redes sociais ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 3612 1291.

Venha fazer parte desta Comunidade!!

Galeria de fotos do evento

 

 

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024