Mais inovação, tecnologia e desenvolvimento para o agronegócio.
Com o objetivo de levar soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores, estudantes do Sistema Faemg/Senar e discentes e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para os desafios do agronegócio, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), em parceria com o Sistema Faemg-Senar, inaugurou nessa quarta-feira, 26 de julho, o Laboratório de Inovação Agro Maker Lab 4.0.
Trata-se de uma estrutura super moderna, com equipamentos de ponta, para levar inovação para o mercado e o agronegócio, especialmente os pequenos produtores rurais. Além de possibilitar aprendizado, experimentação, aplicação e desenvolvimento de soluções inovadoras para os produtores rurais, o Agro Maker permitirá a parceria entre produtores, agroindústria, estudantes, pesquisadores e empreendedores de Viçosa e região para a criação de novos negócios e startups.
A cerimônia, precedida pelo reitor da UFV, prof. Demetrius David da Silva, também contou com a presença da vice-reitora, Rejane Nascentes; do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Sr. Thales Fernandes; do presidente do Sistema FAEMG-SENAR, Sr. Antônio Pitangui de Salvo; da diretora executiva do tecnoPARQ/UFV, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria; do prefeito municipal de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; do superintendente do Senar/MG, Sr. Celso Furtado Júnior; da Gerente de Educação Formal do Senar, Tércia Almeida e do gerente Regional do Senar em Viçosa, Marcos Antônio dos Reis Teixeira.
Segundo o professor Demetrius, a UFV é considerada a universidade federal mais empreendedora do Brasil, tendo como vocação, o Agro. “Este laboratório será também um celeiro de projetos e soluções tecnológicas que trazem valor para o agro. Essa é uma experiência única de parceria do Sistema Faemg/Senar dentro de um parque tecnológico que é referência no Brasil e no mundo”, ressalta o reitor da UFV.
Para a diretora executiva tecnoPARQ, essa é uma aliança estratégica, já de longa data que se amplia e se fortalece ainda mais. “Nossa agricultura e pecuária são altamente tecnificadas, graças a instituições e aos produtores que investiram recursos e fizeram uma revolução tecnológica. Mas, temos também o desafio de democratizar o acesso à inovação e ao empreendedorismo. Essa é a expertise do tecnoPARQ e da UFV;” afirma Adriana.
Para o presidente do Sistema FAEMG/SENAR, Antônio de Salvo, é necessário dar prioridade ao que o homem do campo precisa. “Em todos os momentos a tecnologia garantiu a evolução do agro brasileiro, por isso é importante termos um laboratório para entender o que vai ser criado para o presente e o futuro. Os produtores almejam melhorias e cabe a nós nos aproximarmos deles de forma mais consistente para continuar avançando nosso setor sem esquecer de ninguém e levando a tecnologia adequada a cada situação”.
Sobre o Agro Maker Lab 4.0
O laboratório, que atenderá às demandas de todo Brasil, está sediado no tecnoPARQ. Trata-se de um laboratório aberto, onde os produtores de todo o Brasil, que tiverem uma ideia, ou demanda tecnológica, voltada ao agronegócio e à agroindústria, poderão testar e validá-las em parceria com empreendedores, estudantes e pesquisadores da UFV, bem como com todos os atores do sistema Faemg/Senar e das empresas vinculadas ao tecnoPARQ, transformando-as em tecnologias e inovação para o mercado e o agro.
O Agro Maker Lab 4.0, além dos produtores rurais, irá atender as demandas dos Centros de Excelência do Café, Leite, empresas vinculadas ao tecnoPARQ e startups dos programas de aceleração cafeicultura, fruticultura, gestão do agronegócio e leite e toda a comunidade acadêmica da UFV.
Sobre o tecnoPARQ
Somos a agência de Inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Promovemos o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, a inovação, a transferência tecnológica, o empreendedorismo e o desenvolvimento social. Nós apoiamos a criação de empresas e o desenvolvimento das empresas de base tecnológica.
O Parque é um ambiente de inovação, mantido pela UFV, criado para promover o desenvolvimento regional. Atualmente, o parque apoia mais de 80 empresas de base tecnológica de Viçosa e região, outros Estados e países.
As empresas que são vinculadas a ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos têm uma taxa de sobrevivência muito maior que a média. São empresas deep tech, que enfrentam muitos desafios, mas nascem muito mais forte e têm lastro na ciência, tecnologia e inovação.
Se você tem um negócio de base tecnológica e quer conhecer um pouco melhor nossos serviços, programas e infraestrutura, entre em contato para conversarmos e avaliarmos como podemos ajudar a sua empresa. Siga-nos em nossas redes sociais ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 3612 1291.
Venha fazer parte desta Comunidade!!
Galeria de fotos do evento