TECNOPARQ E OUTRAS 15 INSTITUIÇÕES ORGANIZAM EVENTO PARA AGROPROFISSIONAIS 4.0

 

Entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, está acontecendo em Viçosa um evento que visa contribuir para a solução de problemas dos produtores rurais através da formação de futuros profissionais capacitados a implementar tecnologias da agropecuária 4.0 nas propriedades rurais. Ontem, 02/11, o tecnoPARQ sediou a programação, que contou com um workshop para as organizações participantes, um tour pela nossa infraestrutura e um seminário no Auditório principal com transmissão ao vivo.

O evento, cujo tema foi Conexão Entre Tecnologias, (Futuros) Profissionais E Produção Para A Agropecuária 4.0, contou com a coorganização de 16 instituições vindas de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso: AgriHub; AgroPlus/UFV; Conectar Agro; Educampo; Sebrae; Embrapa Gado de Leite; ESALQ; Sistema FAEMG; Sistema FAMATO; Família Leite; GPP; Governo de Minas Gerais; Senar Mato Grosso; tecnoPARQ; Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Na abertura da programação do dia 02/11, a professora Adriana Faria, Diretora do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), reforçou o papel das empresas na geração de inovação e na necessidade que as Universidades têm de se conectar com o mercado para garantir que este trabalho aconteça. Logo antes de finalizar sua fala, Adriana lembrou que “quase todas as 48 Empresas Graduadas na Incubadora do tecnoPARQ estão na cidade de Viçosa, gerando emprego de qualidade e renda, contribuindo de fato para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”.

Certos da oportunidade de reunir representantes de 16 atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação no Agronegócio nacional, o período da manhã foi dedicado a promover interação orientada entre os participantes. Assim, seguiram as discussões de diversos projetos e iniciativas, buscando identificar sinergias e possibilidades de cooperação. Neste momento, as instituições presentes ainda decidiram conhecer uma de nossas Empresas Incubadas: a Volutech.

Sávio Silveira, Diretor Comercial da Volutech, apresentou a solução que desenvolvem. Os participantes, que se acomodaram no hall da sala da empresa, ficaram encantados com a tecnologia que está sendo desenvolvida e, ao final do momento, trocaram alguns contatos com a intenção de aprofundar esse relacionamento.

O trabalho da Voluntech está em sinergia com o pensamento do senhor Marcos da Rosa, Vice Presidente da FAMATO, que enfatizou a nossa responsabilidade de construir inovações que melhorem os custos para os produtores rurais. Segundo ele, as novas tecnologias inseridas no Agronegócio precisam reduzir os custos!

O evento, encabeçado pelo professor Aziz Galvão, Coordenador da AgroPlus, também foi palco do lançamento do Programa AgroProfissionais 4.0, cujo objetivo é capacitar futuros profissionais em agropecuária 4.0. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades do setor, dentre as quais estavam presentes:

  • Adriana Faria, Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa, Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI) e Profa. Depto. Engenharia de Produção e Mecânica – UFV;
  • Aline Piedade, Coordenadora LIDA – UFMT/AgriHub, Profa. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – UFMT;
  • Ana Helena Andrade, Diretora de Assuntos Governamentais América Latina AGCO, Diretora Rede ConectarAgro;
  • Aziz Galvão, Coordenador Equipe AgroPlus UFV, Prof. Depto. Economia Rural – UFV;
  • Expedito Netto, Analista de Agronegócio Sebrae MG | Educampo;
  • José Eduardo Ferreira, Assessor de Assuntos Estratégicos, SEAPA – MG, Analista Desenvolvimento BDMG;
  • Marcos da Rosa, Vice-Presidente FAMATO, Produtor Rural;
  • Otávio Celidônio, Diretor Executivo AgriHub; e
  • Rodrigo Maule, Coordenador Relações Institucionais GPP ESALq.
Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024