tecnoPARQ é finalista do Prêmio Internacional IASP Inspiring Solutions

Este ano, o tecnoPARQ é finalista com o Programa de Aceleração Avança Café, um programa de aceleração de startups que transforma ideias, pesquisas e tecnologias em produtos, processos tecnológicos e startups para toda a cadeia produtiva sustentável do café.

 

A IASP, International Association of Science Parks and Areas of Innovation, ou em português, é a Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, e o Inspiring Solutions é o programa criado pela IASP para reconhecer a excelência de parque científicos e tecnológicos na área da gestão da inovação, e dar visibilidade aos melhores projetos e iniciativas do mundo.

Pela terceira vez consecutiva o tecnoPARQ, Parque Tecnológico de Viçosa, é um dos finalista do prêmio IASP Inspiring Solutions!

 

Este ano, o tecnoPARQ  concorre com o Programa Avança Café, um programa de aceleração de startups que ajuda a inserir soluções tecnológicas inovadoras na cadeia produtiva do café, da lavoura à xícara, passando pelo campo e por laboratórios do tecnoPARQ e da Universidade Federal de Viçosa – UFV, da Universidade Federal de Lavras – UFLA e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Tudo isto com o acompanhamento dos melhores pesquisadores do mundo na área de conhecimento e pela equipe de excelência do tecnoPARQ e da Embrapa.

 

Sobre a produção de café no Brasil

A Produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor, posição histórica, mantida nos últimos 150 anos.  A cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo em relação às questões sociais e ambientais, e a pesquisa e os produtores garantem a produção limpa e sustentável, levando mais qualidade de vida no campo. 

Cultivado em mais de 2 milhões de hectares, a produção brasileira de café atinge 55 milhões de sacas do grão beneficiado, segundo Antônio Herbele, pesquisador da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O Brasil exporta cerca de 2,2 milhões de toneladas para 145 países, principalmente para Estados Unidos e Alemanha, seguidos por Itália, Bélgica e Japão, com receita de US$ 8,1 bi. Para tornar mais ágil a resposta tecnológica aos produtores a Embrapa criou o Avança Café em 1998 e executa este programa por meio da parceria com Universidades, onde se destaca o tecnoPARQ, da Universidade Federal de Viçosa. Por esta razão a Embrapa apoia e executa o Avança Café em parceria com o tecnoPARQ, Afirma Herbele.

 

O impacto do Avança Café em suas últimas edições

O Avança Café une tecnologia, pesquisa e negócios para promover ainda mais a cafeicultura brasileira. O programa promove a tecnificação sustentável das produções de café e a comercialização dos produtos de forma mais eficiente, preservando o meio ambiente e contribuído para o desenvolvimento sustentável. Ao longo de suas quatro edições, o programa Avança Café acelerou mais de 50 startups, dessas, 12 foram premiadas por suas atuações no mercado. Já são mais de dez mil pessoas impactadas.

Por meio de mentorias, consultorias, workshops, acompanhamento especializado e networking com quem realmente entende de café, o Avança Café acelerou negócios como a Grön, que surgiu como uma spin-off do Programa Carbono Zero da Universidade Federal de Viçosa e conquistou o primeiro lugar geral na edição 4.0 do Avança Café e acaba de ser selecionada para o Programa de Incubação do tecnoPARQ.

O Avança Café promove, antes de mais nada inovação tecnológica, realizando a conexão entre o homem do campo, os empreendedores e os profissionais que entendem de café.

O programa é realizado em parceria pelo o tecnoPARQ e da Universidade Federal de Viçosa – UFV, da Universidade Federal de Lavras – UFLA e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.

AVANÇA CAFÉ: Acelerando startups e impactando a cadeia produtiva do café

 

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024