TECNOPARQ CELEBRA 20 ANOS DESENVOLVENDO, EMPREENDENDO E INOVANDO

Os 20 anos do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev – tecnoPARQ), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vinculado à Reitoria, foram celebrados ao longo de uma semana festiva que se iniciou no dia 29 de agosto e está sendo finalizada hoje, dia 03 de setembro. Ao longo dos dias, relembramos grandes marcos da nossa história, inauguramos novos espaços no edifício sede e festejamos em duas cerimônias.

No dia 02 de setembro, reunimos em uma celebração ecumênica seguida por uma cerimônia de inaugurações, colaboradores e autoridades que contribuíram com a nossa trajetória ao longo dos anos. Durante a cerimônia, a Diretora Executiva, professora Adriana Faria, relembrou a nossa história, que se iniciou em 1926 e não em 2001. Nosso edifício sede está localizado na área do antigo Patronato Agrícola de Viçosa, construído em 1926, por iniciativa do então presidente Arthur Bernardes. A área de 214 hectares foi doada à UFV em 1999 e posteriormente cedida ao tecnoPARQ que, desde sua fundação em 2001, é formado por suas quatro unidades:

  • o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ);
  • a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT);
  • a Central de Empresas Juniores (CEMP);
  • o Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE).

A cerimônia teve a participação do diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; da presidente do Conselho Administrativo do tecnoPARQ e reitora em exercício, Rejane Nascentes; do representante das empresas do tecnoPARQ, Murici Lopes Duarte; e do prefeito Municipal de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, que falaram, respectivamente, sobre a importância do tecnoPARQ como ecossistema de inovação, espaço para realizar sonhos e exemplo de persistência. Durante as inaugurações foram homenageados o primeiro e segundo diretores executivos do tecnoPARQ, Luciano Baião Vieira e Paulo Tadeu Leite, respectivamente, e o ex-presidente do Conselho Administrativo e criador da Incubadora de Empresas, Cláudio Furtado Soares. Eles agradeceram pela oportunidade de contribuir com a história do órgão da UFV e relembraram momentos marcantes dessa trajetória de sucesso.

Já no dia 03, realizamos uma segunda cerimônia, porém destinada às nossas empresas vinculadas. A ocasião foi iniciada com uma celebração ecumênica, seguida pela fala da professora Adriana e finalizada com um tour pelos novos espaços inaugurados, que foram: Galeria de fotos de todos os ex Presidentes do Conselho Administrativo e ex Diretores Executivos do tecnoPARQ; Mezanino; Coworking; Espelho d’água; e a Estação de Tratamento de Efluentes do tecnoPARQ.

Essas celebrações reforçaram o nosso compromisso com o desenvolvimento regional de Viçosa, embora hoje nosso impacto já ultrapasse as fronteiras da nossa região e até mesmo do país. Nós desenvolvemos, empreendemos e inovamos todos os dias há 20 anos e estamos comprometidos a entregar ainda mais nos próximos 20.

 

Felicitações do MCTI

Ainda no dia 02, o tecnoPARQ teve a honra de receber, através da professora Adriana, as felicitações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O senhor José Antônio Silverio, da Coordenação-Geral de Ambientes Inovadores e Startups Departamento de Empreendedorismo Inovador Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, enviou para nós a mensagem abaixo:

“Prezada Profa. Adriana

Com alegria e satisfação em nome de V.Sa. saúdo toda a equipe técnica do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa – CENTEV, e como testemunha do seu esforço e da sua capacidade técnica para a implantação e consolidação do CENTEV, cujos resultados permitiram que esta solenidade acontecesse.

Expresso em nome da Diretoria de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI nossas congratulações pelos 20 anos deste Centro, que esperamos ser de fato um diferencial do desenvolvimento econômico e social do município de Viçosa e região, de maneira transformadora, oferecendo oportunidades para fixação de talentos formados e capacitados na região, servindo como elo de ligação entre os conhecimentos gerados na conceituada UFV, aos interesses da iniciativa privada, para o desenvolvimento do processo de inovação, tendo como resultado final a oferta de produtos, processos e serviços de interesse da sociedade.

Atenciosamente”

Senhor José Antônio Silverio, agradecemos pelas palavras!

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024