tecnoPARQ Júnior

CEMP

Central de Empresas Júnior

A Universidade Federal de Viçosa é amplamente reconhecida pela excelência em ensino, pesquisa e extensão, tendo em sua história diversos nomes de importância nacional e internacional, além do notório destaque em diversos rankings universitários. Além disso, a UFV tem desenvolvido cada vez mais ações para apoiar seus alunos na promoção de impacto socioambiental e na disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo por meio do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Para isso, a UFV conta com a Central de Empresas Juniores (CEMP), unidade vinculada ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Viçosa (CenTev), que visa garantir aos 45 EJ’s da UFV condições de oferecer serviços com excelência à sociedade, como o própria Universidade faz.

 
UFV: Universidade empreendedora

Resultado das empresas em 2022

Cultura empreendedora

tecnoPARQ Júnior

O Programa tecnoPARQ Júnior visa disseminar a cultura empreendedora e formar novos líderes de caráter, éticos e eficientes, por meio de empresas juniores. Para isso, o programa se desenvolve em quatro atividades estratégicas:

  • Consolidação das empresas juniores da UFV, por meio da qualificação de juniores;
  • Ampliação da atuação das empresas juniores da UFV, oferecendo novas formas de conexão com o mercado e a sociedade, além da colaboração entre as próprias empresas juniores;
  • Potenciar a criação de novas startups e spin-offs, através do fortalecimento dos laços entre as empresas juniores e as atividades da Incubadora e do tecnoPARQ;
  • Disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo na comunidade UFViana por meio de atividades desenvolvidas por empresas juniores, de acordo com os projetos de empreendedorismo por elas apresentados.

História da CEMP

O início do movimento de Empresas Juniores na UFV remonta a 1993, quando foram criadas as empresas Alimentos Junior Consultoria, UFV Junior Florestal e CACE, dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Administração, respectivamente. De 1994 a 1998, EJZ, EJEAG, EJEA, CAMPIC, NO BUGS e EFIPAC surgiram dos cursos de Zootecnia, Engenharia Agrária, Agronomia, Administração Cooperativa, Ciência da Computação e Educação Física.

A Central de Empresas Juniores – Cemp – foi institucionalizada em julho de 1998, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Ela reúne as Empresas Juniores – associações civis sem fins lucrativos, que atuam como instrumento pedagógico com o objetivo de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e formar profissionais qualificados e comprometidos com esse objetivo. Em agosto de 1998, no VI Encontro Nacional de Empresas Juniores, a Cemp foi reconhecida como o primeiro núcleo de empreendedores juniores formalmente constituído por estatuto e diretoria. Essa iniciativa da UFV inspirou a criação de diversos outros núcleos no país, como, por exemplo, na UNICAMP. A partir de agosto de 2001, a CEMP passa a ser vinculada ao CenTev, constituindo uma de suas unidades.

Atualmente, a Cemp é constituída por 43 Empresas Juniores instaladas nos três campi da UFV e abrange as quatro áreas de conhecimento da UFV. Estas empresas envolvem mais de 800 estudantes e, indiretamente, cerca de 1500 estudantes. As atividades dessas empresas são regulamentadas nacionalmente pela Lei das Empresas Juniores (13.267/2016) e institucionalmente, na UFV, pela Resolução 13/2018, do Conselho Universitário.

A Cemp é referência no apoio à criação e desenvolvimento de Empresas Juniores, orientando e dando o suporte necessário para a plena realização de suas atividades.

Contato

Ficou em dúvida? Entre em contato com nossa equipe. Por favor, preencha o formulário abaixo. Nós responderemos  o mais rápido possível. 

Newsletter

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Localização

Av. Oraida Mendes de Castro, 6000 Novo Silvestre - 36576-400 , Viçosa/MG.

E-mail

centev@ufv.br