tecnoPARQ anuncia os projetos selecionados para o Programa Spin-off, confira

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) anuncia os cinco selecionados para o Programa Spin-Off. Os projetos, todos com alto potencial de inovação e impacto, receberão apoio financeiro e mentoria especializada para se tornarem empresas de sucesso.

 

Os vencedores foram:

  • SIConTech – Inovação Sustentável na Indústria da Construção Civil: O projeto desenvolve produtos sustentáveis para a construção civil, utilizando resíduos da indústria de rochas ornamentais. Além do desenvolvimento de produtos, o projeto visa também prestar consultorias e serviços tecnológicos.
  • MedNatus – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde: A MedNatus cria medicamentos e cosméticos naturais a partir de extratos de uma árvore nativa da Mata Atlântica. Os produtos, com propriedades antibacterianas, cicatrizantes e estimulantes de colágeno, visam o bem-estar e a saúde da população.
  • Uso de extrato de minhoca na agropecuária brasileira: O projeto apresenta um extrato biofertilizante rico em nutrientes, obtido a partir do beneficiamento de biomassa de minhocas. O produto oferece uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos e suplementos nutricionais convencionais, promovendo a produtividade e a saúde das plantas e animais.
  • Vinagre de café: O projeto transforma os resíduos da fermentação de grãos de café em vinagre de alto valor agregado. O vinagre, com apelo sustentável e características sensoriais únicas, já foi bem recebido por consumidores e estabelecimentos comerciais.
  • Desenvolvimento e Comercialização de Metabolito Revolucionário para Detecção de Mycoplasma sp.: O projeto desenvolve uma biomolécula para detecção e análise de patógenos. A biomolécula acelera o crescimento de uma bactéria, facilitando seu isolamento e cultivo, o que pode melhorar a produção de vacinas e o diagnóstico clínico.

Um futuro promissor:

Entre tantos projetos inscritos, esses cinco se destacaram e foram selecionados por trazer um grande potencial de inovação. Com o apoio do Programa Spin-Off, essas ideias promissoras têm o potencial de gerar um impacto significativo na sociedade, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem-estar da população, além de, claro, o aumento da competitividade da economia brasileira.

Sobre o Programa Spin-Off:

O Spin-off da UFV é uma iniciativa do tecnoPARQ/UFV em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV (NIT.UFV), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV (PPG), com o apoio metodológico do grupo de pesquisa e extensão tecnológica do Núcleo de Tecnologia de Gestão (NTG) da UFV e o Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn), projeto em rede apoiado pela Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O programa visa apoiar a criação de novas empresas de base tecnológica a partir de pesquisas realizadas na Universidade Federal de Viçosa, oferecendo suporte financeiro, mentoria especializada, infraestrutura e acesso a redes de contatos para auxiliar os empreendedores na jornada de transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Acreditamos no potencial transformador da inovação e nos comprometemos em apoiar o desenvolvimento de novas empresas que contribuam para um futuro mais próspero e sustentável.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024