Na manhã da última terça-feira, 22 de outubro, dois representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) realizaram uma visita às instalações do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa (tecnoPARQ).
Estiveram apresenta César Teles, Coordenador-Geral da CGAI/DIAGRO/SDI, com atuação focada na inovação para o setor agropecuário, e Rodrigo Nazareno, Coordenador do COIN/CGAI/DIAGRO/SDI, responsáveis por iniciativas de inovação. Ambos foram recebidos pela equipe do tecnoPARQ, composto pela professora Dra. Adriana Faria, Diretora Executiva, Luciana Ramos, Agente de Inovação Aberta, e Marcus Vinicius, Agente de Aceleração.
A reunião técnica, realizada no Salão Nobre do tecnoPARQ, teve como foco discutir possibilidades de parcerias e colaborações futuras, reforçando a conexão entre o Ministério da Agricultura e iniciativas de inovação tecnológica no setor agropecuário. O principal objetivo da visita foi apresentar as atividades desenvolvidas pelo tecnoPARQ, além de destacar setores estratégicos da UFV específicos para o agronegócio. Durante o encontro, os representantes do MAPA conheceram três empresas instaladas no parque:
- Microbiotec: especializada no controle biológico bacteriano por meio de coquetéis de bacteriófagos;
- Recombine Biotech: dedicada à produção de proteínas recombinantes;
- Microbiota Brasil: que oferece soluções à base de micro-organismos para aplicação na agricultura.
Os visitantes também foram recebidos por pesquisadores da UFV em diferentes departamentos, como o de Tecnologia de Alimentos, o de Veterinária e o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro).
Viçosa vem se consolidando como um polo de desenvolvimento tecnológico e inovação. A UFV, reconhecida como a universidade federal mais empreendedora do Brasil, tem atraído cada vez mais o interesse de empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).