Rede Lide realiza cerimônia da 1ª edição do Prêmio Rede Lide em CT&I de Jornalismo Científico na UFMG

A Rede Lide – Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação – realizou, no dia 24 de novembro, a cerimônia oficial da 1ª edição do Prêmio Rede Lide em CT&I de Jornalismo Científico. O evento ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reuniu representantes das instituições que compõem a articulação.

Ela é formada pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fiocruz Minas e Biominas Brasil. A articulação representa uma iniciativa inédita em Minas Gerais voltada ao fortalecimento da divulgação científica especializada. Ao unir competências, estruturas e experiências de diferentes instituições de CT&I, o projeto busca ampliar o alcance das inovações produzidas no estado e promover a ciência como ferramenta de desenvolvimento social.

Importância da premiação

A Rede destaca que o prêmio reforça a relevância do jornalismo científico como instrumento para fortalecer a cultura científica entre a população. Em um cenário de crescente necessidade de acesso à informação de qualidade, a iniciativa reconhece profissionais que contribuem para dar visibilidade às inovações desenvolvidas em ambientes de pesquisa, universidades e parques tecnológicos mineiros.

 

A entrega do prêmio marcou um momento histórico para a comunicação da ciência em Minas Gerais. Para o coordenador-geral do projeto, professor José Osvaldo Saldanha, a premiação reforça a importância da aproximação entre academia e sociedade. “É extremamente importante aprimorarmos essa comunicação entre o que se faz nas universidades e a sociedade. E, por isso, nós precisamos da divulgação feita pelos veículos de imprensa. É por meio dela que as pesquisas conseguem financiamento e que combatemos o negacionismo científico e as notícias falsas”, destacou.

Vencedores da 1ª edição

A premiação contemplou cinco modalidades: texto, áudio, vídeo, fotojornalismo e jornalismo universitário, com participação de jornalistas de todo o país cujos trabalhos abordavam iniciativas de ciência, tecnologia e inovação vinculadas a Minas Gerais. Os vencedores das categorias principais receberam R$ 3 mil, enquanto a categoria jornalismo universitário contou com brindes no valor de R$ 1 mil.

Categoria Texto

Júlia Melgaço e Silvia Pires, do Estado de Minas, venceram com a reportagem “Os rostos por trás da vacina brasileira”, que conta a história dos voluntários dos testes da SpiN-Tec, a primeira vacina 100% brasileira contra a COVID-19, desenvolvida pela UFMG.

Categoria Vídeo

A equipe da TV Globo Minas venceu com a reportagem “Expedição pelo Parque Estadual do Rio Doce”, exibida no Terra de Minas, destacando pesquisas na maior área de Mata Atlântica preservada do estado e o uso de recursos de multas ambientais na proteção da fauna e flora ameaçadas.

Categoria Áudio

A repórter Desirée Miranda, da Rádio CBN, foi premiada com a reportagem “Cacau sustentável”, que apresenta o Projeto Agro + Verde, iniciativa do Norte de Minas que promove o cultivo sustentável do cacau com suporte da cultura da banana.

 

O papel do tecnoPARQ na Rede

O Parque Tecnológico de Viçosa  (tecnoPARQ) tem participação essencial na articulação, contribuindo com sua experiência em empreendedorismo inovador, apoio a startups e integração entre universidade e setor produtivo. Sua atuação reforça a proposta de unir diferentes ambientes de CT&I de Minas Gerais, garantindo que as inovações desenvolvidas no interior do estado também ganhem visibilidade e impacto por meio da divulgação científica especializada.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Soluções para desafios urbanos marcam o Bootcamp Cidades Inteligentes do tecnoPARQ/UFV

O SMARTCAMP de Cidades Inteligentes foi realizado nos dias 13 e 14 de junho, reunindo estudantes de diferentes áreas do conhecimento em uma imersão voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas...
16 junho 2026

Coordenadora do tecnoPARQ destaca papel dos parques tecnológicos durante evento do centenário da UFV

A integração entre universidades e empresas foi um dos temas centrais do segundo encontro do ciclo Workshop UFV em Três Tempos, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) como parte...
15 junho 2026

II Semana UFV+Sustentável: debate sobre mudanças climáticas e soluções locais.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) deu início a II Semana UFV+Sustentável de Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e 13 de junho. Com o tema “Mudanças Climáticas: Soluções...
10 junho 2026