Viçosa Colocou 9 Projetos entre 100 melhores selecionados na Fase 1
O município de Viçosa se destacou na primeira etapa do Programa Centelha 3 MG. O projeto DSGrain – Simulador Inteligente para Secagem e Aeração de Grãos, coordenado pelo professor Domingos Sárvio Magalhães Valente, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conquistou o 1° lugar entre as 100 ideias inovadoras selecionadas na Fase 1 do programa.

A iniciativa é uma das nove propostas de Viçosa classificadas na etapa preliminar e também integra a trajetória do tecnoPARQ Acelera, programa do Parque Tecnológico de Viçosa voltado ao desenvolvimento e fortalecimento de negócios inovadores. A participação no programa contribuiu para o amadurecimento da proposta e para a aproximação da tecnologia com demandas e oportunidades do mercado.
Soluções une Inteligência Artificial e Engenharia Agrícola
O DSGrain propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de simulação inteligente aplicada aos processos de secagem e aeração de grãos, utilizando recursos de Inteligência Artificial, Machine Learning e modelagem computacional.
A solução tem como base pesquisas desenvolvidas na área de Engenharia Agrícola e utiliza a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) para simular fenômenos de transferência de calor envolvidos no processo de secagem.
A partir dessas simulações, o projeto busca desenvolver modelos capazes de tornar a análise dos processos mais eficiente e preditiva, contribuindo para a otimização e o projeto de sistemas de secagem de grande escala.
Entre as pesquisas que fundamentam a iniciativa estão estudos relacionados à secagem com vapor superaquecido, tecnologia que apresenta características que podem contribuir para a eficiência e a segurança no processamento de produtos agrícolas.
Do desenvolvimento no tecnoPARQ Acelera ao Centelha
A participação no tecnoPARQ Acelera fez parte do processo de desenvolvimento do DSGrain antes da inscrição no Centelha 3 MG.
Na edição 2026/1, o programa selecionou 15 ideias para uma jornada de 12 semanas, que contou com capacitações, mentorias, consultorias especializadas e conexões estratégicas. A proposta do programa é apoiar os participantes na transformação de ideias e tecnologias em negócios com potencial de mercado.
O tecnoPARQ Acelera utiliza a abordagem Market Pull, que parte da identificação de necessidades e oportunidades do mercado para orientar o desenvolvimento das soluções. Durante a jornada, os participantes trabalham aspectos como validação do problema, público-alvo, proposta de valor, modelo de negócio e potencial de aplicação da tecnologia.
O encerramento da edição ocorreu durante a Semana do Fazendeiro na UFV, com realização do DemoDay, quando os projetos apresentaram suas soluções para uma banca avaliadora.
As propostas foram analisadas considerando critérios como validação do problema e do mercado, maturidade tecnológica, inovação, diferencial competitivo e potencial de escalabilidade.
A experiência proporcionou ao DSGrain um ambiente para avançar na estruturação da proposta e fortalecer sua conexão com o mercado, contribuindo para a trajetória que levou o projeto ao Centelha 3 MG.
Pesquisa que se transforma em inovação
Coordenador do DSGrain, o professor Domingos Sárvio Magalhães Valente atua no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV e desenvolve atividades relacionadas às áreas de beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas, mecanização agrícola, agricultura de precisão, modelagem e simulação.
Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFV, Domingos possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e realizou pós-doutorado na University Urbana- Champaign (UIUC), nos Estados Unidos.
Sua trajetória acadêmica inclui pesquisas relacionadas à modelagem computacional aplicada à agricultura e aos processos de secagem de produtos agrícolas, áreas que integram a base científica do DSGrain.
Viçosa entre as 100 ideias selecionadas
O destaque do DSGrain faz parte de um resultado mais amplo para o município. Nove projetos de Viçosa aparecem entre as 100 ideias selecionadas na Fase 1 do Centelha 3 MG, ocupando posições entre as primeiras e as últimas colocações da lista.
Além da DSGrain, estão entre as propostas classificadas:
- 03° lugar: Desenvolvimento de bebidas para valorização de subprodutos;
- 09° lugar: Sistema preditivo Fulgur de monitoramento e proteção de redes elétricas;
- 10° lugar: Desenvolvimento de teste diagnóstico para S. suis em suínos;
- 17° lugar: Biomanta-Pró: Manta para revegetação rápida de solos expostos;
- 69° lugar GenEditec: tools para inovação em edição genômica na agricultura;
- 79° lugar: Plataforma portátil para diagnóstico molecular de fitopatógenos;
- 96° lugar: Biometa Protection: biofungicidas à base de metabólitos microbianos;
- 98°lugar: Viscan: IA e Visão Computacional para gestão de Enxoval hospitalar.
O resultado reforça a capacidade do ecossistema de inovação de Viçosa em desenvolver soluções a partir de pesquisa científica, do conhecimento tecnológico e da interação entre a universidade e o mercado.
Próxima etapa do Centelha 3 MG
O programa Centelha 3 MG é realizado pela FAPEMIG, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep, CNPq, CONFAP e Fundação CERTI. A iniciativa busca estimular o empreendedorismo inovador e apoiar a transformação de ideias em negócios de base tecnológica.
Na Fase 1, as propostas foram avaliadas considerando aspectos como grau de inovação, oportunidades de mercado, potencial de impacto socioambiental e capacidade da equipe executora.
Com o resultado preliminar, o DSGrain segue no processo seletivo para Fase 2 – Projeto de Fomento, etapa em que as propostas serão detalhadas e avaliadas quanto a aspectos como mercado, modelo de negócio, cronograma, orçamento e equipe.
O resultado final da Fase 1 está previsto para 10 de setembro de 2026.


