PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO TECNOPARQ CONECTA PARCEIROS COM PAÍSES EM TODO O GLOBO

 

A atuação do tecnoPARQ no desenvolvimento de negócios tem uma extensão muito além dos limites regionais e nacionais. Nesse sentido, o Programa de Internacionalização do tecnoPARQ conectou empreendimentos parceiros a diversos países durante o último ano, expandindo o alcance da influência tanto do tecnoPARQ quanto das startups apoiadas. Entre os países de destaque estão a Índia, África do Sul, Coreia, China, além de diversos países da Europa.

O Programa de Internacionalização tem como objetivo tornar o tecnoPARQ um ambiente global para novos negócios, para alavancar a competitividade e para desenvolver novas tecnologias. Nossos principais programas de internacionalização rodados em 2021 foram o Programa de Incubação Cruzada Brasil – África do Sul, BraSilesia e o tecnoPARQ Conects. Cada um deles abriu portas para conexões que colocam os empreendimentos do tecnoPARQ em mercados que seriam de difícil acesso sem o apoio dos programas. Abaixo uma breve descrição das ações de internacionalização executadas em 2021:

 

Programa de Incubação Cruzada Brasil – África do Sul

O objetivo desse programa é fomentar um ambiente de imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro”. As ações do programa funcionam como apoio a agritechs brasileiras e sul-africanas em suas jornadas rumo à internacionalização de seus negócios. Foram quase 40 horas de conteúdo que o tecnoPARQ forneceu às startups sul-africanas apoiadas, em uma agenda composta por uma imersão virtual no nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação. Além da imersão, ainda foram oferecidas às empresas selecionadas sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado.

 

BraSilesia

O BraSilesia tem por objetivo ser um programa de aceleração a startups e micro e pequenas empresas, do Brasil e da Polônia, que por meio de metodologia, ferramentas, mentorias e consultorias possa auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais.

 

tecnoPARQ Conects

O tecnoPARQ Connects Brasil – Coréia do Sul é uma ação internacional realizada entre a Embaixada do Brasil em Seul, na Coréia do Sul, e o Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ. O objetivo do programa é inserir startups do setor agrário brasileiro na conferência coreana que vai conectar big players do mercado com o ecossistema global de startups, a NextRise 2021, organizada pelo Banco de Desenvolvimento da Coreia (Korea Development Bank, KDB).

As ações de internacionalização não acontecem apenas através dos programas, mas também envolvem a participação do tecnoPARQ e seus representantes em eventos de nível mundial. Em Outubro de 2021 a professora Adriana Ferreira, Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), foi convidada a participar do Encontro China – Brasil para Cooperação entre Parques Científicos, evento que teve como objetivo fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre a China e o Brasil, bem como promover a comunicação entre a China e o Brasil em termos de Parques Tecnológicos. Na ocasião, além de apresentar o Parque e a UFV aos participantes chineses, Adriana também discursou sobre o desenvolvimento da agroindústria moderna no Brasil e as demandas de cooperação com a China.

Atualmente, o tecnoPARQ é credenciado como Softlanding Hub do ENRICH in Brazil, o que amplia sua possibilidade de atrair empresas da União Europeia que estejam interessadas em fazer negócios ou se estabelecer no Brasil. O tecnoPARQ também é membro da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), uma rede global de parques científicos e áreas de inovação. A ENRICH no Brasil faz parte do projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC), financiado pela União Europeia através do “Horizon 2020 Research and Innovation Framework Programm”. A ENRICH também oferece serviços para conectar organizações europeias com Brasil, China e EUA.

​Além das parcerias, o tecnoPARQ tem como estratégia participação de missões internacionais, participação no Programa Land2Land (realizado pela Anprotec), mapeamento de financiamento e incentivos governamentais.

Todas as informações sobre nossos programas e ações de internacionalização encontram-se no site do tecnoPARQ através do link http://www.centev.ufv.br/pt-BR/noticias.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024