Professora Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ participa do Lançamento do Guia de Entendimentos sobre Conflito de Interesses do MCTI

Nesta quinta-feira (06/06), a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou o lançamento do “Guia de Entendimentos sobre Conflito de Interesses e outras interpretações na aplicação do Marco Legal de CT&I” em Brasília (DF). O evento, ocorrido no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi promovido em parceria com a Procuradoria-Geral Federal (PGF/AGU) e o MCTI, sendo transmitido ao vivo pelo YouTube.

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades governamentais, especialistas do setor, pesquisadores e representantes de instituições de ensino e ciência, tecnologia e inovação. Entre os presentes estavam a Ministra do MCTI, Luciana Santos, o Ministro da AGU, Jorge Messias, e o Ministro da CGU, Vinícius Marques, que abriram o evento com suas palavras de boas-vindas às 14h.

Uma participação de destaque foi a da Universidade Federal de Viçosa (UFV), representada pela Professora Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa, tecnoPARQ e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Dr. Natan de Oliveira Mattos, da Procuradoria Institucional da UFV. A professora Adriana Ferreira de Faria, em sua fala, destacou a importância do evento e do guia:

“Eu acho que só quem vive nas universidades, quem trabalha nas incubadoras, nos parques tecnológicos, entende a importância desse guia. Passamos anos tentando conciliar a inovação com as questões burocráticas e legais. Esse guia é um marco que nos ajuda a seguir adiante com segurança jurídica e confiança em nossas ações.”

Adriana ainda destacou o trabalho crucial realizado pela Procuradoria Institucional da UFV, que tem fornecido segurança jurídica em todas as atividades do tecnoPARQ junto às empresas do Parque Tecnológico. Essa parceria sólida e integrada entre a Procuradoria Jurídica da UFV e o tecnoPARQ tem sido fundamental para garantir um ambiente seguro e juridicamente estável para todos os envolvidos, fortalecendo a confiança e a colaboração entre o mundo acadêmico, científico e empresarial.

Acesse o GUIA: “Guia de Entendimentos sobre Conflito de Interesses e outras interpretações na aplicação do Marco Legal de CT&I”

Dra. Adriana Ferreira de Faria: Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ/UFV Dr. Natan de Oliveira Mattos: Procuradoria Institucional da Universidade Federal de Viçosa – UFV Diana Guimarães Azin: Coordenadora da Câmara Permanente da Ciência, Tecnologia e Inovação – CP-CT&I/AGU

Sobre o evento

Após as palavras de abertura, às 14h40, houve um painel intitulado “Caminhos para avanço de agenda integrada de órgãos de controle em favor das Políticas de CT&I”, com a participação da Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, do Secretário Federal de Controle Interno, Ronald Balbe, e da Secretária de Integridade Pública, Izabella Corrêa. Esse painel destacou a importância da cooperação entre os órgãos de controle para fortalecer as políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Às 15h40, os participantes desfrutaram de um coffee break, seguido pelo painel “Agenda para um ambiente de inovação e de negócios seguro”, que iniciou às 16h. Representantes do setor público e privado discutiram estratégias para criar um ambiente seguro e propício para a inovação e os negócios no Brasil.

O evento foi encerrado às 18h, consolidando o lançamento do guia como um marco para a promoção da ética e da integridade nas práticas de CT&I no Brasil. O guia estará disponível para download e consulta no site da CGU.

O evento proporcionou um espaço significativo para discutir os avanços e as diretrizes estabelecidas pelo Marco Legal de CT&I, promovendo uma melhor compreensão entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O lançamento representou uma oportunidade valiosa para a integração e o fortalecimento das relações entre as diversas instituições e profissionais envolvidos, reforçando o compromisso da CGU, da PGF/AGU e do MCTI com a promoção de um ambiente de inovação ético e transparente.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024