Professora Adriana, Diretora Executiva do tecnoPARQ, Destaca-se na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nos dias 4 e 5 de abril, das 8h às 17h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) sediou a Conferência preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília. O evento ocorreu na sede da FAPEMIG, com transmissão ao vivo, buscando ser um espaço de diálogo entre diversos atores da sociedade, onde se discutiu o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região e no país, bem como seu rumo nos próximos anos.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a conferência teve como objetivo analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, com a finalidade de fazer recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prof. Demetrius David da Silva.

Outro ponto alto do evento foi a palestra da Professora Adriana, Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). Sua expertise e liderança foram fundamentais para discutir estratégias de fomento à inovação e colaboração entre academia, setor empresarial e sociedade civil.

A programação intensa contemplou quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

No primeiro dia,  a conferência iniciou-se com uma palestra magna sobre o potencial da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento econômico e social, seguida por um painel sobre os avanços e desafios das Ciências da Vida. O dia encerrou-se com reflexões valiosas sobre o papel da comunicação científica.

No segundo dia, oa programação teve início com painéis sobre a modernização da infraestrutura de CT&I e a atração e retenção de talentos. O evento concluiu-se com debates sobre o fortalecimento do setor produtivo e a contribuição da CT&I para o desenvolvimento social.

Além dos painéis, grupos de trabalho focaram em temas específicos, como a consolidação do Sistema Nacional de CT&I, a industrialização e apoio à inovação nas empresas, e a contribuição da CT&I para projetos estratégicos nacionais e o desenvolvimento social.

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação proporcionou um espaço valioso para reflexão e troca de ideias, reunindo importantes agentes para moldar o futuro da CT&I no Brasil.

O evento completo está disponível no Youtube, neste link: https://www.youtube.com/live/U7frayvEZgM?si=433Q1XcQfZQu1cxT

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Sustentabilidade e Inovação: Caminhos para um Futuro Verde

A sustentabilidade é um dos desafios mais urgentes do nosso tempo. Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais e a degradação ambiental, a busca...
16 julho 2024

Coffee Talk e graduação da Pecuária Brasil acontecem no tecnoPARQ

Mais uma edição do Coffee Talk aconteceu no tecnoPARQ, na tarde desta quinta feira, dia 11 de julho. O evento, que é realizado a cada dois meses, possibilita a troca...
11 julho 2024

Transformação Digital: Desafios e Oportunidades para Pequenas Empresas

A transformação digital está revolucionando o mundo dos negócios, oferecendo novas tecnologias que mudam a maneira como as empresas operam e competem. Para pequenas empresas, adaptar-se a essas mudanças pode...
11 julho 2024