Professora Adriana, Diretora Executiva do tecnoPARQ, Destaca-se na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nos dias 4 e 5 de abril, das 8h às 17h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) sediou a Conferência preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília. O evento ocorreu na sede da FAPEMIG, com transmissão ao vivo, buscando ser um espaço de diálogo entre diversos atores da sociedade, onde se discutiu o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região e no país, bem como seu rumo nos próximos anos.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a conferência teve como objetivo analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, com a finalidade de fazer recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prof. Demetrius David da Silva.

Outro ponto alto do evento foi a palestra da Professora Adriana, Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). Sua expertise e liderança foram fundamentais para discutir estratégias de fomento à inovação e colaboração entre academia, setor empresarial e sociedade civil.

A programação intensa contemplou quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

No primeiro dia,  a conferência iniciou-se com uma palestra magna sobre o potencial da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento econômico e social, seguida por um painel sobre os avanços e desafios das Ciências da Vida. O dia encerrou-se com reflexões valiosas sobre o papel da comunicação científica.

No segundo dia, oa programação teve início com painéis sobre a modernização da infraestrutura de CT&I e a atração e retenção de talentos. O evento concluiu-se com debates sobre o fortalecimento do setor produtivo e a contribuição da CT&I para o desenvolvimento social.

Além dos painéis, grupos de trabalho focaram em temas específicos, como a consolidação do Sistema Nacional de CT&I, a industrialização e apoio à inovação nas empresas, e a contribuição da CT&I para projetos estratégicos nacionais e o desenvolvimento social.

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação proporcionou um espaço valioso para reflexão e troca de ideias, reunindo importantes agentes para moldar o futuro da CT&I no Brasil.

O evento completo está disponível no Youtube, neste link: https://www.youtube.com/live/U7frayvEZgM?si=433Q1XcQfZQu1cxT

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Soluções para desafios urbanos marcam o Bootcamp Cidades Inteligentes do tecnoPARQ/UFV

O SMARTCAMP de Cidades Inteligentes foi realizado nos dias 13 e 14 de junho, reunindo estudantes de diferentes áreas do conhecimento em uma imersão voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas...
16 junho 2026

Coordenadora do tecnoPARQ destaca papel dos parques tecnológicos durante evento do centenário da UFV

A integração entre universidades e empresas foi um dos temas centrais do segundo encontro do ciclo Workshop UFV em Três Tempos, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) como parte...
15 junho 2026

II Semana UFV+Sustentável: debate sobre mudanças climáticas e soluções locais.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) deu início a II Semana UFV+Sustentável de Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e 13 de junho. Com o tema “Mudanças Climáticas: Soluções...
10 junho 2026