Representantes da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) estiveram presentes no tecnoPARQ para dar boas-vindas aos alunos dos cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizados em conjunto com o tecnoPARQ por meio do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE) e a PMV. Estiveram presentes na ocasião a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria, o Prefeito Raimundo Nonato, o Vice-Prefeito Luís Alves (Tilú), a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Rita Rodrigues, o Coordenador do NUDESE Claudinei Heleno e o Secretário de Governo da PMV, Reinaldo Lopes.
O oferecimento dos cursos profissionalizantes de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos e Profissional Comercial em Serviços de Supermercado é resultado da parceria inédita entre PMV, tecnoPARQ e UFV, voltada para o desenvolvimento regional. O NUDESE receberá, ao todo, 40 alunos matriculados nos cursos profissionalizantes. A iniciativa integra o programa tecnoPARQ Social, que busca o desenvolvimento regional através do fomento de um ambiente favorável à criação e ampliação do ecossistema empresarial na cidade, além da profissionalização da comunidade através dos cursos e atividades gratuitas.
No auditório disponibilizado pelo tecnoPARQ para que os alunos assistam às aulas, a PMV e a Diretoria do tecnoPARQ discursaram sobre a importância da inserção do jovem em programas educacionais e como isso influencia o futuro do indivíduo e da sociedade. O Prefeito Raimundo Nonato evidenciou como essa parceria garante um futuro mais promissor para cada um dos estudantes, destacando o papel do tecnoPARQ e do Poder Público no fomento do desenvolvimento social e econômico de Viçosa por meio da profissionalização desses jovens.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, ressalta a ampliação de oportunidades profissionais para os alunos matriculados no curso. Segundo ela, “esses jovens que se matricularam hoje, amanhã serão empresários, empresárias, mães e pais, professores, gerentes, pessoas que irão trabalhar duro. Com os cursos, eles crescem e se desenvolvem pessoal e economicamente.” Rita ainda pontua o destaque de viçosa como polo tecnológico, abrigo de uma série de empreendimentos, principalmente no que diz respeito à atuação do tecnoPARQ na manutenção do ecossistema empresarial viçosense.O tecnoPARQ oferece aos alunos um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual, disponibilizando além do local para assistir às aulas, uma infraestrutura completa para recebê-los, com internet, restaurante, amplo espaço e equipamentos de mídia para complementar as aulas ministradas. Além disso, o tecnoPARQ irá oferecer apresentações sobre o parque, além de convidar empreendimentos parceiros relacionados ao curso, aumentando a experiência dos alunos e ajudando a materializar aquilo que eles aprendem.