A professora da Universidade Federal de Viçosa, Diretora do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação, Adriana Faria, fez a entrega do documento resultado dos estudos sobre gestão e governança dos parques tecnológicos do Brasil. A entrega foi realizada em mãos ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Marcos Pontes, e ao Secretário de Empreendedorismo e Inovação Paulo Alvim, após uma reunião realizada no Distrito Federal durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto culminou na criação da exclusiva Plataforma MCTI-InovaData-BR.
O estudo apresentado por Adriana às maiores autoridades federais na área da ciência e tecnologia se refere ao desenvolvimento da Plataforma MCTI-InovaData-BR, que permite a integração e o acompanhamento do desenvolvimento dos Parques Tecnológicos do Brasil, bem como de suas empresas vinculadas. Com 93 iniciativas de parques tecnológicos cadastrados, o sucesso da plataforma que facilita o compartilhamento de informações entre as instituições, agora é possível compreender melhor como os parques tecnológicos brasileiros têm intermediado o relacionamento entre universidade, indústria e Governo, bem como compreender melhor esse ecossistema e suas particularidades.
Criada em 2004, a SNCT foi idealizada com o objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil. A edição de 2021 tem como a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, e acontece na semana entre os dias 05 e 10 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, no Distrito Federal.