Durante os dias 13 e 14 de março, Belo Horizonte foi palco da apresentação de resultados de projetos coordenados pela Diretora Executiva do tecnoPARQ, Professora Adriana Ferreira de Faria, em parceria com pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esses projetos, iniciados em maio de 2023, focaram na cadeia produtiva do café e do leite, visando promover avanços significativos nesses setores.
Além da apresentação dos resultados obtidos, o evento marcou o lançamento do programa Educampo Acelera, cuja apresentação foi conduzida pela Professora Adriana Ferreira de Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ. Também estiveram presentes no evento a coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, bem como os Agentes de Aceleração, Marcus Vinicius Valente e Vitor Ferreira, para celebrar o lançamento do programa.
O Educampo Acelera tem como objetivo prospectar e identificar os desafios tecnológicos das cadeias produtivas do leite e do café, ouvindo produtores, agroindústrias, técnicos do Sebrae, startups e pesquisadores da UFV. Com base nessas informações, o programa propõe soluções inovadoras, qualifica os participantes e viabiliza o desenvolvimento e a criação de startups.
Resultados de outros programas de aceleração desnevolvidos pelo tecnoPARQ demonstraram o impacto positivo dessas iniciativas. No programa Avança Café, foram aceleradas 60 startups, impactando mais de 300 empreendedores e premiando 15 startups. Já no tecnOPARQ Acelera, 30 startups foram aceleradas, impactando mais de 100 empreendedores e premiando 12 startups. E no InovaLácteos, 50 startups foram aceleradas, impactando mais de 100 empreendedores e premiando 16 startups No total, foram aceleradas 130 soluções inovadoras, impactando mais de 500 empreendedores.
O Educampo Acelera visa fortalecer ainda mais esse impacto positivo, unindo a expertise do tecnoPARQ na realização de programas de aceleração de startups com a abrangência, prestígio e banco de dados do Educampo. Dois novos programas de aceleração serão lançados: Educampo Café e Educampo Leite, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento desses setores estratégicos.
Essa parceria demonstra o compromisso do tecnoPARQ e do Sebrae-MG em promover o desenvolvimento econômico e tecnológico do agronegócio brasileiro.