Inovar 2026 reúne especialistas e destaca o papel da Inteligência Artificial no futuro do empreendedorismo

O Inovar, maior evento de empreendedorismo e inovação do ecossistema do tecnoPARQ e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), chega à sua 17ª edição com uma proposta alinhada aos desafios contemporâneos da transformação digital e do desenvolvimento sustentável. Neste ano, o evento será realizado nos dias 14 e 15 de maio, reunindo estudantes, pesquisadores, empresários e profissionais interessados em explorar o potencial da inteligência artificial como ferramenta para impulsionar negócios, carreiras e soluções para a sociedade.

Com o tema “Inovar com Inteligência Artificial: 100 anos de empreendedorismo da UFV”, a edição de 2026 integra as comemorações do centenário da UFV, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a geração de conhecimento, inovação e impacto econômico e social. 

Realizado pelo tecnoPARQ e pelo Sebrae, com apoio financeiro institucional do CNPq, Fapemig e Finep, e apoio na realização da UFV e da Viçosatec, o Inovar se consolidou, ao longo dos anos, como um dos principais espaços de conexão entre ciência, empreendedorismo e mercado na região.

A edição se guia, na temática “Empreendedorismo inteligente: IA como springboard para inovação; startups e liderança do futuro”, o Inovar é um ambiente de aprendizado e colaboração, onde ideias se transformam em oportunidades e projetos ganham escala por meio da interação entre academia, empresas e sociedade.

Programação reúne especialistas e aborda aplicações práticas da inteligência artificial

A programação principal acontece no dia 14 de maio, no Auditório Fernando Sabino, com palestras, painéis e atividades que exploram o impacto da inteligência artificial em diferentes setores, desde gestão de pessoas até agricultura e inovação empresarial.

Entre os destaques está a palestra “Liderança Transformadora”, conduzida por Adriano Lima, executivo com mais de três décadas de experiência em gestão de pessoas e liderança organizacional, com atuação em grandes empresas nacionais e internacionais.

Outro momento relevante será a palestra “IA soberana na agricultura: da produção agrícola à gestão florestal com dados, ciência e agentes autônomos”, ministrada por Herlon Oliveira, especialista em tecnologia aplicada à agricultura e fundador da Amazonia Tech Partners, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para o setor produtivo.

A programação inclui ainda o painel “Como as empresas estão usando IA hoje (e o que realmente funciona)?”, que reunirá profissionais do setor de tecnologia e inovação para discutir aplicações reais da inteligência artificial em ambientes corporativos e as estratégias que têm gerado resultados concretos.

Um dos momentos mais aguardados do evento será a participação do geofísico e divulgador científico Sérgio Sacani, criador do portal Space Today e uma das principais referências nacionais em comunicação científica.

Na palestra “A inteligência artificial vai te substituir ou te potencializar?”, Sacani abordará o papel da inteligência artificial no futuro do trabalho, da educação e da inovação, destacando a importância do aprendizado contínuo e da adaptação às novas tecnologias.

Reconhecido por traduzir temas complexos para o público geral de forma acessível, o palestrante tem contribuído para ampliar o debate sobre ciência, tecnologia e inovação no Brasil, conectando conhecimento científico à realidade do cotidiano e do mercado.

Além das palestras e debates, o evento contará com atividades voltadas ao desenvolvimento de talentos e à integração entre universidade e mercado, como a Rodada de Negócios, o Torneio Gerencial, a divulgação do Resultado do Concurso de Ideias e a Premiação Empresa Júnior Parceira, fortalecendo o ecossistema empreendedor local.

Workshops aprofundam temas estratégicos e fortalecem a formação profissional

No dia 15 de maio, a programação segue com uma agenda exclusiva de workshops, realizados em salas da Universidade Federal de Viçosa, voltados aos participantes do evento.

As atividades abordarão temas estratégicos para o desenvolvimento profissional e empresarial na era digital, incluindo:

  • aplicações de inteligência artificial na silvicultura e na gestão ambiental;
  • uso da tecnologia como aliada da saúde e da inovação em serviços públicos;
  • competências profissionais necessárias para o mercado de trabalho na era da inteligência artificial;
  • liderança e tomada de decisão em ambientes tecnológicos;
  • estratégias de vendas e relacionamento com clientes em um cenário cada vez mais digital.

Os workshops têm como objetivo proporcionar uma experiência prática e aplicada, aproximando conhecimento técnico, inovação e demandas reais do mercado.

Ao longo de suas edições, o Inovar se destacou como um dos principais encontros de inovação do ecossistema regional, reunindo talentos de diferentes áreas para discutir tendências tecnológicas, desenvolvimento sustentável e novos modelos de negócio.

A expectativa para a edição de 2026 é reunirum público ainda maior, reforçando o papel do evento como plataforma de conexão entre universidade, empresas, startups e instituições de apoio ao empreendedorismo.

O Inovar também conta com o apoio de empresas e organizações que contribuem para o fortalecimento do ambiente de inovação e desenvolvimento econômico da região, evidenciando a importância da colaboração entre diferentes setores para impulsionar soluções e oportunidades.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Diretora executiva do tecnoPARQ passa a integrar o Conselho Consultivo do Instituto de Inovação

A Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, passa a integrar no Conselho Consultivo do Instituto da Inovação, iniciativa nacional voltada ao fortalecimento do ecossistema brasileiro de inovação, empreendedorismo...
7 maio 2026

tecnoPARQ recebe comitiva de Manhuaçu para agenda institucional

O tecnoPARQ, no dia 29 de abril, recebeu a visita institucional de uma comitiva do município de Manhuaçu (MG), com objetivo de conhecer a infraestrutura do parque, compreender seu funcionamento...
6 maio 2026

tecnoPARQ participa da Vancouver Startup Week com apresentação sobre ecossistema brasileiro

O tecnoPARQ marcou presença na Vancouver Startup Week, evento internacional realizado no dia 28 de abril, em formato online. Representado por Isabela Vidon, o parque participou de um painel promovido...
6 maio 2026