INNOVATION LINK: A FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE INDÚSTRIA, GOVERNO E PESQUISA

 

A atuação do tecnoPARQ no fomento da mentalidade empreendedora e da inovação acontece por meio dos programas executados desde o nascimento do parque. Dentre eles, destacamos nesta publicação o Innovation Link, o escritório de ligação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa.

A interação entre a UFV e o setor produtivo acontece por meio da transferência de tecnologia; transferência de conhecimento; suporte à pesquisa; pesquisa colaborativa; testes de tecnologia; consultorias e assessorias. O Innovation Link é uma estrutura formal do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), que conta com a parceria da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PEC), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

Por meio do Innovation Link, empresas acessam projetos e tecnologias, fora de seus centros de P & D, e os pesquisadores ofertam suas tecnologias e/ou convertem seus conhecimentos em modelos de negócio. As conexões estabelecidas entre os pesquisadores e empresas podem acontecer de diferentes formas, destaca-se o Innovation Day, Encontro de inovação para apresentação de Projetos de Pesquisa da UFV para o mercado. As edições do encontro contaram com a participação de empresas como Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ihara (multinacional do ramo de defensivos agrícolas), Bayer (empresa química e farmacêutica global), Polícia Militar de Minas Gerais, Ourofino Agrociência (empresa brasileira fabricante de defensivos), TIAL (Industria brasileira de bebidas à base de frutas, temática Novos Produtos).

A aproximação e conexão dos pesquisadores com empresas permite explorar sinergias para o estabelecimento de parcerias público-privada, que podem resultar em financiamento para pesquisas e laboratórios, transferência ou licenciamento de tecnologias, patentes, culminando em diversas formas de contratos, convênios com empresas.

 

Case de sucesso

O pesquisador Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apoiado pelo Programa Innovation Link e assessorado pela Sanches&Almeida BIOTEC (Consultoria em Inovação fechou cinco contratos com a Ouro Fino Agrociência que representam a captação de mais de 700 mil reais para investimento em pesquisas. Segundo Tiago, “as parcerias visam o desenvolvimento de novos defensivos agrícolas, que é uma demanda latente no mercado, uma vez que, os fitopatógenos estão desenvolvendo resistência aos defensivos existentes, e, às vezes, eles agridem o meio ambiente. ”

Conquistas como esta evidenciam as competências do pesquisador Tiago Mendes, da sua equipe, e consequentemente, da UFV no atendimento de demandas do mercado na área de inovação. Os resultados do Innovation Link também representam o potencial do nosso país em termos de desenvolvimento tecnológicos, mostrando que estamos no caminho certo para reduzir a importação de produtos e insumos internacionais, dando autonomia ao mercado brasileiro.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024