Incubadora do tecnoPARQ é a primeira de Minas Gerais a conquistar o Cerne 4

No dia 25 de outubro, a incubadora do tecnoPARQ se tornou a primeira de Minas Gerais a obter a certificação Cerne 4, o mais alto nível do modelo de gestão de incubadoras desenvolvido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. A conquista é resultado de uma trajetória consistente de aprimoramento, com certificações anteriores no Cerne 1 (2019) e Cerne 2 (2022).

A reunião online que marcou o encerramento do processo de aproximadamente 30 dias para a obtenção da certificação contou com a participação de Marcos Suassuna e Evaristo Lima, auditores da Anprotec, além de membros da equipe do tecnoPARQ, como Francylara de Castro, coordenadora da incubadora durante o processo, e Andressa De Battisti, Agente de Gestão da Qualidade e Projetos. Entre os empreendedores, Greyson Capobiango Evangelista, da Recombine Biotech, representou as empresas graduadas, enquanto Thalita Monteiro, da Microbiota Brasil, participou em nome das empresas incubadas. A reunião também contou com a presença de Fernanda Maria de Oliveira, Gerente Executiva de Governança do Viçosatec.

O que é a certificação Cerne?

A certificação Cerne foi desenvolvida com base em experiências de sucesso nacional e internacional, estabelecendo um padrão de atuação para incubadoras de negócios. Criado pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) com apoio do Sebrae, o modelo visa promover melhorias significativas nos resultados das incubadoras em diferentes setores.

Sobre o Modelo Cerne

O Modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é estruturado em quatro níveis de maturidade: Cerne 1, 2, 3 e 4. Cada nível tem um foco específico, abrangendo desde a geração de negócios inovadores e a sustentabilidade financeira das incubadoras até estratégias de internacionalização.

A adoção do Cerne permite que as incubadoras desenvolvam processos mais eficientes, ampliando sua capacidade de gerar empresas de sucesso e fortalecendo seu impacto no ecossistema de inovação. Entre os benefícios proporcionados pela certificação estão redução da variabilidade, aumento na quantidade e qualidade dos empreendimentos e melhoria na transparência e padronização dos processos.

Impactos do Cerne 4 para a incubadora do tecnoPARQ e suas empresas

A certificação Cerne 4 traz impactos profundos e estratégicos para a incubadora do tecnoPARQ e para as empresas a ela vinculadas. Com essa conquista, a incubadora eleva seu padrão de excelência e maturidade organizacional, ampliando sua capacidade de atrair novos empreendimentos inovadores e fortalecendo o suporte oferecido às startups e empresas incubadas. O nível 4 também promove uma gestão mais robusta e integrada, incentivando parcerias estratégicas e oportunidades de internacionalização para os negócios apoiados.

Além disso, o reconhecimento coloca o tecnoPARQ em um seleto grupo: apenas 10 incubadoras em todo o Brasil possuem o Cerne 4, reforçando ainda mais a confiança de investidores e parceiros e consolidando o tecnoPARQ como referência nacional em inovação e empreendedorismo. Essa certificação aumenta significativamente as chances de sucesso e sustentabilidade das empresas incubadas , fortalecendo o ecossistema de inovação regional e nacional.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Tri-Innovate Virtual Demo Day conecta ecossistemas de inovação do Brasil, Arábia Saudita e Argentina

No dia 22 de outubro, o programa tecnoPARQ Connects, iniciativa de internacionalização do tecnoPARQ –  Parque Tecnológico de Viçosa, promoveu o evento Tri‑Innovate Virtual Demo Day, reunindo três importantes ecossistemas...
28 outubro 2025

Diretora do tecnoPARQ destaca papel da inovação para soberania e desenvolvimento do país em evento do DCTA

No dia 22 de outubro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Inovação, em homenagem a Alberto Santos Dumont, ícone do...
28 outubro 2025

Labor Rural, Empresa Residente do tecnoPARQ, participou de evento inédito sobre cacau e desenvolvimento regional na Zona da Mata

A Labor Rural, empresa residente do tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa, participou, no último dia 17 de outubro, do 1º Seminário Cacau e Desenvolvimento Regional da Zona da Mata,...
27 outubro 2025