EVENTO DE LANÇAMENTO DO COMPETE MINAS ACONTECERÁ NO TECNOPARQ

 

Convidamos pesquisadores, empresários, empreendedores e representantes de empresas, cooperativas, startups e universidades para participar do evento de lançamento do COMPETE MINAS, a ser realizado no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). A data será informada em nosso site, redes sociais e por parceiros em breve. Fique atento!

O COMPETE MINAS é um esforço do Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SUBINOVA).

O programa prevê investimentos de até R$100 milhões, divididos em dois editais: Chamada Pública 12/2022 Fapemig – Compete Minas – Linha Tríplice Hélice e Chamada Pública 13/2022 Fapemig – Compete Minas – Linha empresas, startups e cooperativas – subvenção econômica à inovação.

O evento será realizado pelo tecnoPARQ em parceria com a Casa do Empresário e ViçosaTEC e contará com a participação de técnicos da Subinova para as explicações e esclarecimentos sobre as Chamadas!!

Para saber mais sobre essa oportunidade do ecossistema mineiro de inovação, participe conosco do evento de lançamento!

A Chamada Pública 12/2022 Fapemig – Compete Minas – Linha Tríplice Hélice – com valor total de 50 milhões de reais, tem por objetivo financiar projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por Instituições Científica e Tecnológicas, no estado de Minas Gerais, em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras, para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores – novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional e que envolvam risco tecnológico associado a oportunidades de mercado, por meio da concessão de recursos não reembolsáveis. As propostas devem contemplar a participação de ao menos uma ICTMG e ao menos uma empresa, cooperativa ou startup. O valor máximo de recursos a ser solicitado pela ICT deve observar o porte das empresas parceiras, startups ou cooperativas, variando de 200 mil a 02 milhões de reais. As parcerias devem apresentar contrapartida que varia de 10% a 50% do valor da proposta, de acordo com o porte, e desse 50% deverá ser financeira. O prazo de execução do projeto deverá ser de até 24 meses. O prazo para submissão é até 08/08/22, para a primeira rodada, e 09/11/22, para a segunda rodada. Link para download no final da página.

A Chamada Pública 13/2022 Fapemig – Compete Minas – Linha empresas, startups e cooperativas – subvenção econômica à inovação – com valor total de 50 milhões de reais, tem por objetivo financiar de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por empresas, startups ou cooperativas mineiras, para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores e tecnológicos – novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional e que envolvam risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. Receberão pontuação adicional as propostas que apresentarem realização de parcerias com startups, empresas de base tecnológica para desenvolvimento tecnológico do projeto apresentado. O valor máximo de recursos a ser solicitado deve observar o porte da empresa, startups ou cooperativas, variando de 200 mil a 01 milhões de reais. A contrapartida varia de 10% a 50% do valor da proposta, de acordo com o porte, e desse 50% deverá ser financeira. O prazo de execução do projeto deverá ser de até 24 meses. O prazo para submissão é até 08/08/22, para a primeira rodada, e 09/11/22, para a segunda rodada. Link para download no final da página.

Para as duas Chamadas serão apoiados projetos para desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores em todas as áreas do conhecimento, mas como pontuação adicional nas seguintes áreas Agricultura do semiárido mineiro, cadeias produtivas do azeite, vinho, leite, café, lítio, nióbio e Terras Raras, biocombustíveis, hidrogênio como fonte de energia, energias renováveis, imunobiológicos e biofármacos, inteligência artificial e IoT e comunicação 5G. Será concedida pontuação adicional nas avaliações de mérito das propostas que as empresas, startups ou cooperativas estejam inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL) reconhecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE). Nesse caso, destaca-se que Viçosa possui 02 APL, um de Tecnologia de Informação e Comunicação, e o de Biotecnologia, cuja coordenação é realizada pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024