Estudo revela desafios e oportunidades para o Deep Tech na América Latina e destaca potencial brasileiro

No próximo dia 19 de novembro de 2025, às 11h (horário de Brasília), o Tech Brazil Advocates promoverá um webinar para apresentar a versão em português do primeiro estudo abrangente sobre o ecossistema Deep Tech na América Latina, desenvolvido pelo Latin American Dynamism Project (LADP). O relatório reúne entrevistas e análises realizadas em toda a região, mapeando mais de 2.500 startups de base científica e tecnológica. Na programação, teremos a participação da diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria.

O levantamento evidencia lacunas críticas no financiamento — especialmente nas rodadas Série B — além de barreiras estruturais que dificultam a comercialização das tecnologias Deep Tech. O documento também apresenta 15 recomendações estratégicas para que a América Latina avance na construção de um ambiente competitivo em nível global.

Além de trazer uma visão ampla do cenário continental, o webinar dará ênfase especial à realidade brasileira, debatendo caminhos para fortalecer startups, institutos de ciência e tecnologia, programas de inovação e mecanismos de capital de risco voltados ao setor.

A programação inclui apresentação das principais conclusões do estudo, sessão de perguntas e respostas e um painel com especialistas que atuam diretamente no desenvolvimento do ecossistema Deep Tech, reunindo diferentes olhares sobre políticas públicas, investimentos, indústria e inovação científica.

Participam do debate:

  • Adriana Faria, diretora do tecnoPARQ e presidente da Anprotec;
  • Adilson Silva, fundador da N7 Ventures;
  • André França, Líder de Deep Tech na CNI;
  • Claudio Cifuentes, do LADP – Latin American Dynamism Project;
  • Felipe Belucci, Coordenador-Geral de Novas Tecnologias do MCTI;
  • Sandra Sinicco e Henry Suzuki, Co-Leads do Tech Brazil Advocates.

O estudo foi viabilizado com o apoio de diversas organizações atuantes no ecossistema de inovação tecnológico-científica, entre elas GRIDX, LatAmScaleup, N7 Ventures, Access Partnership, Societas Sapiens, Center for Public Intelligence, Hello Tomorrow, SF500, Vesper Biotechnologies, Action Works, Zentynel, MERGE Madrid, Grupo Casa, CNI, CMPC Ventures e Odisea Labs.

A participação é gratuita, mediante inscrição pelo Sympla.

Inscrições aqui.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

tecnoPARQ participa do 2º Encontro de 2025 dos Ambientes de Inovação de Minas Gerais e celebra reconhecimento nacional

Nos dias 27 e 28 de novembro, o tecnoPARQ marcou presença no 2º Encontro de 2025 dos Ambientes de Inovação de Minas Gerais, promovido pela Rede Mineira de Inovação (RMI)....
5 dezembro 2025

tecnoPARQ Social promove reflexão sobre diversidade e representatividade no Novembro Negro com cine debate

O tecnoPARQ sediou, no dia 27 de novembro, um Cine Debate especial, a atividade integrou a programação do Novembro Negro vinculado ao Dia da Consciência Negra. O encontro reuniu cerca...
4 dezembro 2025

tecnoPARQ recebe Selo Árvore e se destaca na premiação do UFV + Sustentável

Evento reconheceu boas práticas ambientais, sociais e econômicas de setores da Universidade Federal de Viçosa   O tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa foi destaque na cerimônia de entrega do...
3 dezembro 2025