ESTUDANTE DE DOUTORADO DA UFV REALIZA EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO COMPARTILHADO DO TECNOPARQ

Thamirys Andrade Lopes, estudante de Doutorado da Universidade Federal de Viçosa – UFV, do Departamento de Engenharia Florestal, recentemente mudou seu local de trabalho do campus para o Parque Tecnológico de Viçosa. Segundo ela, o tecnoPARQ foi o local onde ela conseguiu dar prosseguimento à etapa atual dos seus experimentos. Isso porque o equipamento que ela precisava, um liofilizador, estava disponível para uso.

A Thamirys trabalha no Laboratório de painéis e energia da madeira – LAPEM, sob orientação da professora Angélica de Cassia Oliveira Carneira, da UFV, e sob coorientação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Seu projeto, “Adesivo uréia-formaldeído modificado com nanopartículas de lignina para colagem de madeira”, têm alto interesse comercial e diversas vantagens em ser parcialmente desenvolvido dentro de um Parque Tecnológico.

Os adesivos tradicionais para colagem de madeira apresentam várias desvantagens, tais como baixa resistência mecânica, baixa resistência à água e emissão de formaldeído. Frente a isso, o LAPEM vem trabalhando para otimizar essas propriedades do adesivo.

Na tese da Thamirys, particularmente, está sendo trabalhado com a nano lignina, tendo em vista que a lignina é um subproduto da produção de celulose com baixo valor de uso, sendo queimado nas caldeiras para geração de vapor e energia. A utilização de nano lignina para aplicação em adesivos para colagem de madeira é uma estratégia que visa melhorar a qualidade dos adesivos e ainda aproveitar melhor este subproduto.

Durante a fase atual dos experimentos, Thamirys precisava retirar a água das soluções de nano lignina para dar prosseguimento aos seus experimentos e o tecnoPARQ ofereceu espaço, infraestrutura e suporte técnico, através da responsável técnica pelo laboratório, Daniela Leocádio.

Este projeto ilustra com perfeição o papel do tecnoPARQ frente ao sucesso da Hélice Tríplice, onde ele trabalha para que a relação Universidade – Mercado – Governo se fortaleça através da colaboração.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024