ENTENDA COMO A BAYER TEM IMPULSIONADO SEUS RESULTADOS ATRAVÉS DA INOVAÇÃO ABERTA

 

Em 2003, Henry Chesbrough, professor de da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, lançou um livro que revolucionou a estratégia de inovação de grandes corporações: “Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia”. De lá pra cá, cada vez mais temos ouvido falar sobre “open innovation” ou, no português, inovação aberta, mas muita gente ainda não conhece este modelo.

Segundo Henry, “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”. Em síntese, este é um modelo de gestão da inovação que promove a colaboração da empresa com pessoas e organizações externas.

A inovação aberta apresenta dois benefícios principais que justificam sua alta capilaridade no ecossistema de empreendedorismo e inovação a nível mundial:

  • Redução do tempo necessário para a inovação: com o envolvimento de um maior número de pessoas e organizações para solucionar um mesmo problema, de forma direcionada, é possível alcançar resultados com maior agilidade;
  • Redução de custos: a busca por tecnologias e soluções que muitas vezes já foram feitas e testadas permite uma redução do valor de investimentos para a área de pesquisa e desenvolvimento, sem prejudicar os resultados.

Com vantagens tão expressivas, fica fácil entender porque a inovação aberta tem sido uma importante estratégia para impulsionar resultados de grandes corporações, mas também de startups que se beneficiam do processo para colaborar com o ecossistema. E a Bayer já é um agente ativo neste contexto!

Estruturada em 2015, a área de Inovação Aberta da Bayer é dedicada a promover inovação para a agricultura tropical, através de parcerias públicas e privadas. Com essa plataforma de relacionamento, a empresa vem apoiando pesquisas e projetos que vão além da inovação clássica, sempre com foco nas necessidades dos agricultores de toda América Latina, seus cultivos-chave e os principais desafios da agricultura moderna na região.

Buscando conectar suas empresas a esta oportunidade e qualificar seus empresários sobre o tema, o tecnoPARQ trouxe em outubro uma palestra exclusiva, durante o tecnoPARQ em Sinergia, sobre a inovação aberta presente na Bayer, ministrada pelo , líder de Inovação Aberta para a América Latina da Bayer, senhor Dirceu Junior.

No evento, Dirceu falou sobre o modelo de gestão da inovação, as oportunidades inerentes à inovação aberta e as possibilidades de conexão com a Multinacional. O evento, que é aberto às empresas vinculadas ao tecnoPARQ, também contou com a participação da Empresa Júnior de Administração da UFV campus Viçosa, a CACE, que apresentou seu portfólio de serviços e pode se conectar com os presentes, incluindo com a própria Bayer.

Esta edição do tecnoPARQ em Sinergia foi um excelente momento para que os nossos empreendedores pudessem não somente se qualificar, mas também desenvolver o networking com importantes agentes do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil. No futuro, esperamos que eles também colaborem para o desenvolvimento da Bayer, fazendo jus ao ciclo da inovação!

 

A Bayer

A Bayer é uma empresa multinacional inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolve novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos. Saiba mais sobre a empresa em: bayer.com.br

 

A CACE

É a Empresa Júnior do Curso de Administração da UFV Campus de Viçosa. A EJ tem como objetivo levar serviços de alta qualidade para o micro, pequeno e médio empreendedor do município de Viçosa Saiba mais sobre a empresa júnior em: linkedin.com/company/caceconsultoria

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024