EDIFICA, COM APOIO DO TECNOPARQ, É UMA DAS PIONEIRAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA DISRUPTIVA

 

Imagine poder ver e interagir com a sua casa antes mesmo dela ser construída. Você poder ver seu sonho antes de realizá-lo é o que a Edifica Consultoria proporciona hoje a seus clientes!

A Edifica Consultoria é a empresa júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa. Ela tem como missão capacitar os estudantes de engenharia civil no âmbito técnico e profissional, realizando projetos que complementam a graduação e formando líderes empreendedores. Mas, hoje, além de desenvolver os seus membros, ela também presta serviços com qualidade ainda rara no Brasil.

Há 30 anos atrás os projetos de Engenharia Civil e Arquitetura eram todos feitos a mão. O tempo passou e com o avanço das tecnologias, foi possível realizar esses mesmos projetos no computador, mas ainda através de desenhos representativos. Porém, recentemente houve o desenvolvimento de uma inovação disruptiva na construção civil, que tem possibilitado realizar projetos por meio de construções virtuais que imitam com perfeição a realidade, tudo isso em três dimensões (3D). Tudo isso é possível graças ao BIM!

O BIM é um conceito que envolve a composição de modelos virtuais da construção. Esses modelos armazenam uma grande estrutura de dados acerca dos componentes ali presentes e solucionam o problema da compatibilização de projetos, já que permite a unificação de projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos de espaços diversos de uma mesma construção.

Tudo isso ainda pode ser integrado à Realidade Virtual e Aumentada (RVA), que é a tecnologia virtual que tem sido aplicada na engenharia para design de projetos, tours virtuais, visualização de espaço, conversão de 2D para 3D, dentre outras possibilidades. O BIM integrado à RVA permite que um cliente da Edifica, por exemplo, possa interagir com a sua casa, antes mesmo dela ser construída.

Segundo Gabriel Meireles (Presidente da Edifica) e Caio Alvarenga (Diretor de Projetos), esta tecnologia, embora já esteja disseminada em outros países, ainda está ingressando no Brasil, o que proporciona aos empresários juniores da Edifica a oportunidade única de se qualificarem e chegarem ao mercado já preparados para estas inovações. Além, obviamente, de agregar valor para os projetos realizados pela empresa.

E o próprio governo já está se movimentando em direção à esta inovação que está se tornando tendência também no território brasileiro. Isso porque o Decreto Nº 10.306 de abril de 2020, estabelece a utilização do BIM na execução de obras e serviços de engenharia realizados pelas entidades públicas.

Assim, a implementação do BIM na Edifica é não só a ponta de um gigantesco iceberg de inovação como também uma conexão ainda mais forte com a missão da empresa. Esta ação, contudo, foi possibilitada devido ao apoio do tecnoPARQ.

Este projeto da Edifica foi contemplado pelo Programa de Desenvolvimento das Empresas Juniores, de 2020, lançado pelo tecnoPARQ. O programa consistiu em apoiar financeira e institucionalmente empresas juniores vinculadas à UFV que tivessem suas propostas aprovadas. O objetivo foi consolidar o crescimento e o desenvolvimento das empresas juniores da UFV, promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação junto à comunidade acadêmica.

Após a aprovação do projeto, que foi construído pelo professor orientador da Edifica, Kléos César JR, e pelo Núcleo de Inovação da mesma, 64% dos membros da empresa júnior foram capacitados e ainda executaram o Modelo Digital do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. A Edifica ainda incluiu dois monitores, Camila Mendes e Pedro Lazzarin, especialistas em BIM durante a implementação da tecnologia.

Esta ação da Edifica ainda está trazendo grande destaque para o curso de Engenharia Civil da UFV, campus Viçosa. Para saber mais sobre, acesse: edificaconsultoria.com.br/bimnaedifica

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024